Trabalhadoras do magistério fortalecem marcha do 8 de março

Professoras e orientadoras educacionais marcharão com as mulheres do Distrito Federal, nesta quarta-feira, 8 de março. A ação do Dia Internacional de Luta das Mulheres deste ano tem como tema: “Vivas! Mulheres do DF e entorno, por democracia e pelo bem viver, contra a fome, o racismo e o machismo, sem anistia aos fascistas”. A concentração para a marcha será às 16h, Eixo Cultural Íbero-americano (antiga Funarte).

A caminhada seguirá até o Palácio do Buriti. Lá, as mulheres cobrarão do GDF a efetivação de políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero.

“Até o dia 2 de março, 8 mulheres foram vítimas de feminicídio no Distrito Federal. Isso representa 1/3 do total de casos registrados em todo o ano passado. Em 2015, a lei 13.104 tornou o feminicídio crime hediondo. Um grande avanço para a sociedade. Mas, mesmo assim, desde a aprovação da lei, pelo menos 158 mulheres foram assassinadas no DF pelo fato de serem mulheres, até o início de março de 2023”, diz a diretora do Sinpro-DF Mônica Caldeira, citando dados da própria Secretaria de Segurança Pública.

Ela afirma que a participação das professoras e orientadoras educacionais das escolas públicas do DF, bem como professores e orientadores, na atividade é essencial. “Para emancipar, a educação, necessariamente, tem que ser antimachista, antimisógina, antirracista. Precisamos levar esse debate para dentro das escolas, onde nós, professoras e orientadoras, além das estudantes, também sofremos violência de gênero das mais diversas formas.”

A Secretária de Mulheres da CUT-DF (Central Única dos Trabalhadores) lembra que a Secretaria da Mulher do GDF teve verba, mas não articulou as políticas necessárias para proteger a vida das mulheres. “Desde 2020 foi aprovada a construção de quatro Casas da Mulher Brasileira no DF, que deveriam ter sido entregues no ano passado, mas nenhuma delas foi inaugurada. A única que existe no DF, reaberta ano passado na Ceilândia, não oferece a rede integrada de assistência à mulher e aos filhos”, traz trecho de matéria da CUT-DF (Leia íntegra AQUI).

A diretora do Sinpro-DF Monica Caldeira informa que as professoras e orientadoras educacionais sairão em bloco na marcha. O encontro será na tenda do Sinpro, levantada no local da concentração da atividade.

MATÉRIA EM LIBRAS