Toda solidariedade à Carreira Assistência à Educação

A solidariedade de classe é pilar ideológico do Sinpro-DF. Nessa perspectiva, apoiamos a luta dos(as) profissionais da Carreira Assistência à Educação e repudiamos com veemência a ação truculenta da Polícia Militar do DF em manifestação pacífica da categoria nessa quarta-feira (13/9), em frente ao Palácio do Buriti.

Antes do ato, os trabalhadores e as trabalhadoras da Carreira Assistência à Educação realizaram assembleia em frente à Câmara Legislativa do DF. A categoria decidiu aprovar greve, indicada para iniciar no dia 19 de setembro.

A decisão da assembleia é soberana, e o direito à sua prática é resguardado pela Constituição Federal. Também tem respaldo constitucional a manifestação pacífica realizada por trabalhadores(as) ativos e aposentados, sendo completamente descabido o uso sem precedente de spray de pimenta pelos policiais militares contra os manifestantes.

O movimento da Carreira da Assistência à Educação não é alheio. Tem como pauta a luta pela reestruturação da Carreira, com a incorporação da Gratificação de Incentivo à Carreira ao vencimento (GIC).

O Sinpro-DF ressalta que os trabalhadores e as trabalhadoras da Carreira Assistência à Educação são essenciais para que a educação pública do DF seja socialmente referenciada, inclusiva, plural e continuada. Ao não valorizar a categoria, o governo prejudica diretamente a assistência aos estudantes com deficiência; as atividades administrativas; a vigilância, limpeza, conservação e merenda escolar. Essas questões impactam a vida de toda a comunidade escolar.

O Sinpro-DF reforça o apoio e a solidariedade ao movimento legítimo dos trabalhadores e das trabalhadoras da Carreira Assistência à Educação e soma-se ao apelo para que o GDF ouça a categoria e atenda suas pautas de reivindicação. Quem ganha é a educação pública.

Diretoria colegiada do Sinpro-DF