Toda a categoria à CLDF dia 15 para a votação do PL da Gaped/Gase

O PL da Gaped vai a votação na sessão ordinária da CLDF na tarde do dia 15 de agosto. O projeto de lei será o primeiro da ordem do dia. Por isso, o Sinpro mobiliza toda a categoria para pressionar deputados e deputadas a votarem em favor da valorização do magistério público distrital, a partir das 14 h na CLDF.

“É fundamental que a categoria compareça para lotar a galeria da Câmara Legislativa. Temos que mostrar aos deputados e deputadas que continuamos unidos e em alerta para que nossas conquistas sejam garantidas”, lembra a dirigente do Sinpro Luciana Custódio.

A incorporação da Gaped/Gase ao vencimento básico dos(as) servidores(as) do magistério público do DF é resultado da luta da categoria, que realizou greve de 22 dias (4 a 25 de maio), pela valorização e reestruturação da carreira.

A Gaped/Gase representa 30% da remuneração de professores(as) e orientadores(as) educacionais. Quando incorporada ao vencimento, as gratificações deixam de ser um “penduricalho” e passam a ser o próprio vencimento básico. Isso repercute em todas as gratificações ainda não incorporadas ao vencimento, no anuênio, no 13º salário, no 1/3 de férias, nos cálculos da pecúnia da licença-prêmio, nas tabelas de formação – tanto na progressão horizontal como vertical –, na aposentadoria. Isso porque o cálculo de todos esses direitos e benefícios tem como base o vencimento básico.