TJDFT premia escolas do GDF por práticas contra a violência de gênero

Na última segunda-feira (10 de outubro) o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) premiou uma série de projetos desenvolvidos por escolas públicas do GDF em prol da conscientização contra a violência de gênero.

O Prêmio Maria da Penha vai à Escola foi distribuído a seis escolas, em cerimônia que contou com a presença de representantes da Secretaria de Educação, da Segurança Pública, da Ordem dos Advogados do DF (OAB) e do próprio TJDFT

Segundo avaliação do TJDFT, programa Maria da Penha vai à Escola já chegou a 139 mil pessoas, sem contar com a parcela da população que foi beneficiada indiretamente com as inovações dos projetos.

Estes foram os ganhadores do Prêmio Maria da Penha vai à Escola:

1º lugar — Retratos do Cotidiano, Centro de Ensino Médio Elefante Branco

A escola apresenta uma série de peças teatrais, com direito a interação com o público, que recriam cenas de violência de gênero. Os atores “congelam” a cena instantes antes do episódio de violência, e a plateia pode interferir e mudar a história.

2º lugar — Dia de Visita dos alunos da 1ª Etapa do segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Centro Educacional 1 de Brasília

O Sinpro fez uma reportagem com o projeto da EJA do CED1 nas prisões do DF. Clique aqui para lembrar

3º lugar — Flores na Escola, do Centro Educacional 310 de Santa Maria

O banheiro feminino da escola ganhou absorventes para uso das alunas e mensagens de autoestima para elas.

4º — Quebrando Paradigmas, da Escola Classe 62 de Ceilândia

Apresentações lúdicas e reuniões com as mães dos alunos, que contaram com a presença de advogados e palestrantes para orientar essas mulheres, muitas delas vítimas de violência.

5º — Super Bate-Papos, da Sala de Recursos Altas Habilidades/Superdotação de Santa Maria

Houve a promoção de debates entre escritores e artistas representantes de minorias, como negros, deficientes, mulheres e indígenas. Também se promoveu a literatura como instrumento de denúncia.

6º — Combate à violência contra à mulher, Escola Cívico Militar 507 de Samambaia

A ideia aqui foi abordar temáticas femininas: mulheres inspiradoras ao longo do século XX, mulheres no esporte e o estudo dos dados estatísticos relacionado a violência contra a mulher.