Orientadora educacional lança livro antirracista no Espaço Infantil da BNB neste sábado (14)
A orientadora educacional Jurema Almeida irá lançar o livro didático “Thor”, no Espaço Infantil (térreo) da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), neste sábado (14). O lançamento acontecerá entre 10h e 13h. A escritora também receberá as crianças e autografará livros o que também é uma forma de inserção cultural e representatividade por ser uma escritora preta.
A obra foi escrita com base na constatação da importância e dos benefícios da leitura como forma de aquisição de conhecimentos, bem como de entretenimento lúdico. O personagem Thor é uma criança negra e o livro aborda os temas da inclusão por meio de ilustrações diversas e contextualização. No final, apresenta textos extras sobre a importância da leitura e alerta sobre o bullying, além de ter contextualização da história e espaço para o(a) leitor(a) desenhar.
“Ler estimula a criatividade, por meio da leitura, crianças e adultos podem viajar para inúmeros lugares, reais ou fictícios; ler favorece a liberdade de pensamento, o leitores tem acesso a diversas formas de pensar e diferentes realidades; ler estimula o raciocínio, informação ajuda a pensar e unir ideias, estabelecendo novas conexões; melhora o vocabulário, quanto mais o hábito da leitura fizer parte da rotina, mais amplo será o vocabulário do leitor; não há contraindicações, ler é um remédio para a alma pois alivia o estresse e pode-se ler a vontade”, diz.
Ela explica também que a obra parte também da constatação de que a representação para a criança negra é tão importante como a de qualquer outra criança no processo de construção de sua identidade. “Sabemos a importância da representatividade do povo negro rumo a igualdade social e de direitos. É importante incluir, destacar e nos dar vozes em diversos setores da sociedade, como mídia, cultura, educação, negócios e outras áreas, adotando uma postura antirracista, que permite assim a desestruturação do racismo estruturado, que por sua vez atinge a população negra em todos os setores sociais, causando danos diversificados e muitas vezes irreversíveis”.
Além de orientadora educacional, Jurema é pedagoga, filósofa e palestrante. Na opinião dela, “é imprescindível, nas instituições, a utilização e a aquisição de elementos significativos referentes as diferentes etnias, para a autopercepção das crianças a respeito de sua autoimagem. Também sabemos da carência destes recursos tanto em meio social, familiar bem como no meio acadêmico escolar, em todo o mundo”.
Jurema conta que, com base nessas indagações, ela passou a ansiar a escritura de um livro ilustrado e intitulado “Thor”. “Isso vem com a proposta principal de promover estimular e fortalecer a cultura negra por meio da história do menino Thor, que é uma criança negra da periferia que desde os seus primeiros passos, passou a amar o basquete incentivado pelos pais. Thor desde pequeno vem aprendendo a importância da disciplina, da rotina saudável e do vínculo familiar, para um desenvolvimento integral e harmônico.
Lotada provisoriamente no Jardim de Infância 03 do Gama, a autora do livro se dispõe a realizar curso de formação para diversos públicos e ir às escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental 1 para promover o livro e conversar sobre educação antirracista, literatura afro positiva, inclusão e diversidade e respeito às diferenças no contexto escolar e sua relação com bullying. Ela informa, ainda, que tem pleiteado desenvolver esse projeto nas escolas gratuitamente para estudantes, caso haja financiamento, ou que seja transformado em um projeto por meio do qual os(as) estudantes sejam oportunizados(as) de alguma maneira.