Gaped/Gase: Veja como ficarão as tabelas salariais a partir de outubro/2023

A folha de pagamento de outubro, recebida por professores(as) e orientadores(as) educacionais no quinto dia útil de novembro, trará a incorporação da primeira parcela da Gaped e da Gase, conforme conquista da greve de 2023.

A incorporação da Gaped/Gase aumenta o vencimento, o que traz um efeito cascata que implica maior valor para o anuênio (adicional por tempo de serviço); para as gratificações de exercício (cujos novos valores também estão disponíveis nas tabelas salariais); para o 13º salário; e outros direitos.

Além disso, a incorporação da gratificação ao vencimento resguarda a categoria de qualquer ameaça de retirada desse valor.

Para conferir como ficam as tabelas salariais a partir da primeira etapa dessa incorporação clique no botão:

Tabela Outubro/2023

 

Importante lembrar que a tabela de outubro vigora para folhas de 10, 11 e 12 de 2023. Em janeiro (folha 01/2024, paga no quinto dia útil de fevereiro), já haverá a segunda etapa de incorporação da Gaped/Gase e uma nova tabela.

No botão abaixo, você confere como ficarão as tabelas salariais em cada uma das etapas seguintes da incorporação, que se conclui em janeiro de 2026.

Tabelas

 

Aposentados com paridade

Aqueles e aquelas que se aposentaram com paridade mas, ao se aposentar, tiveram prejuízos financeiros pela redução do pagamento da Gaped e da Gase, passarão a receber o valor integral referente a essas gratificações, conforme as etapas da incorporação. Profissionais da ativa que teriam esse prejuízo ao se aposentar, estão protegidos dessa possibilidade.

 

Profissionais atuando fora da escola

Da mesma forma, quem atua em áreas não pedagógicas, na estrutura e organização da SEEDF nos níveis intermediário e central, que tinham prejuízos por não perceber o pagamento dessas gratificações, passarão a recebê-lo incorporado ao vencimento, como toda a categoria – conforme as etapas da incorporação.

 

Histórico

A Gaped nasceu em 1991, com o nome de Gratificação de Regência de Classe (GRC), conhecida como Pó de Giz (A Gase nasceu anos depois). Ela foi uma resposta de curto prazo e paliativa aos ataques trazidos com a crise econômica dos anos 90. Em 2007, tornou-se Gratificação de Atividade em Regência de Classe (Garc) e, em 2013, a Gaped. Embora a essência fosse a mesma, a gratificação passou por mudanças estruturais e de nome para ampliar o número de profissionais da categoria com direito ao valor que, ao longo dos anos, também aumentou de 20% para 30% do vencimento básico.

A incorporação da Gaped/Gase é resultado da luta e da mobilização da categoria do magistério público do DF. Após 22 dias de greve unificada, o GDF, que se recusava a negociar, abriu diálogo com a Comissão de Negociação do Sinpro-DF e negociou a incorporação integral da Gaped/Gase, em seis parcelas.

Clique no botão abaixo e acesse o Quadro Negro que detalha as conquistas da greve de 2023.

Quadro Negro

 

Incorporação do auxílio saúde

O auxílio saúde foi incorporado ao vencimento em abril de 2022. No entanto, a linha “auxílio saúde” continuou aparecendo nos contracheques sob novo código, atualmente no valor de R$ 212,00. Segundo a Secretaria de Educação, essa linha deixará de existir na folha de outubro/2023, porque esse valor – que já faz parte do vencimento há um ano e meio – migrará definitivamente para a linha do vencimento no contracheque.

MATÉRIA EM LIBRAS