SP: Governo engana alunos, que prometem resistir

Alvo de uma ação de despejo que venceu nesta quarta-feira (18), às 14h, a Escola Estadual Diadema segue ocupada e sob os cuidados dos alunos da unidade. Na tarde da última terça-feira (17), os alunos participaram de uma reunião de conciliação com a finalidade de promover uma desocupação consensual do prédio.
Ainda na mesma tarde, os alunos soltaram um comunicado, onde afirmam que irão resistir à reintegração e culpam o secretário de Educação do estado, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, pela falta de diálogo.
Os alunos também declaram estar “indignados” com as declarações do secretário, que afirmou, em entrevista, estar preocupado em garantir a “integridade do patrimônio público”. Por conta dessa fala de Herman, os estudantes decidiram recuar da decisão de não reagir à reintegração.
“O que acontece é longe de ser um diálogo. Concluímos que, a citação onde nos comprometemos em sair as 14h não está de todo correta. Esperamos que eles cumpram sua parte, para que possamos fazer a nossa. Já temos planos de ação e os mesmos podem ser executados a qualquer momento”, afirmam os alunos.
“[Herman] em sua fala, citou de igual modo que: “O processo de reorganização foi democrático”, “Esse diálogo tem de ser feito com os estudantes, com os pais e com os professores”, mas entra em contradição quando em todo momento se posiciona contrário mostrando que não há acordo com todo um âmbito á comunidade escola, como já havia sido anteriormente”, sentenciaram os estudantes.
Confira a nota na íntegra:
“Havendo já de imediato a fala citada pelo secretário Herman publicada pelo G1 no dia 17/11/2015 às 18h35 e também no site UOL às 19h29 de que qualquer forma de diálogo não será atendida, defendendo a reorganização, nós, alunos, que estamos ocupando a escola E E Diadema desde o dia 09/10/2015 às 19 horas, compreendemos que o referido já foi extremamente claro que não quer negociação e nós em todo momento pedimos que houvesse isso.
Nossa manifestação até agora tem sido pacífica, com controle por parte da direção dos portões da escola, aulas ocorrendo normalmente e nenhum tipo violência. Em sua fala, citou de igual modo que: “O processo de reorganização foi democrático”, “Esse diálogo tem de ser feito com os estudantes, com os pais e com os professores”, mas entra em contradição quando em todo momento se posiciona contrário mostrando que não há acordo com todo um âmbito á comunidade escola, como já havia sido anteriormente.
Portando nós, nos sentimos muito mal representados por um secretário que se diz da educação, mas nega o simples pedido de muitos alunos, pais, professores etc a fim de participarem diretamente da criação da reorganização escolar. Logo, já que ele diz que “Não há outro caminho. Temos que garantir a integridade do patrimônio público”, e não de sua comunidade escolar, afirmando “serem inevitáveis os pedidos de reintegração de posse das escolas ocupadas no Estado de São Paulo”. Diz que houve um diálogo positivo, quando na verdade o que ocorreu foi um juiz decidido a não ceder desde o começo da reunião, deixando sempre claro que não havia conversa e queriam ser absolutos na decisão.
Nós alunos, estamos indignados com a declaração do secretário. O que acontece é longe de ser um diálogo. Concluímos que, a citação onde nos comprometemos em sair as 14h não está de todo correta. Esperamos que eles cumpram sua parte, para que possamos fazer a nossa. Já temos planos de ação e os mesmos podem ser executados a qualquer momento. O Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Publica de São Paulo pediu suspensão da reintegração e aguarda decisão do juiz.”
Atualização
Na última terça-feira (18), 13 escolas foram ocupadas. Dessa forma, os alunos paulistas já vão mantendo o controle de 43 unidades em todo o estado, em protesto contra a decisão do governador Geraldo Alckmin (PSDB), de fechar 94 escolas.
A E.E. Diadema foi a primeira escola ocupada, no dia 9 de novembro. Desde então, outras unidades foram fechadas por professores, pais e estudantes, que estão lutando pelo direito de participar das decisões que influenciarão os rumos da educação no estado.
A página “O Mal Educado”, no Facebook, que têm concentrado as informações sobre as escolas ocupadas, revelando informações e bastidores das ações, divulgou que nesta quarta-feira (18), o número de escolas ocupadas aumentou para 52. Confira a lista:
1. E.E. Alice Chuery (Vila São Jorge Guarulhos) A CONFIRMAR
2. E.E. Antoine de Saint Exupéry Vila Carbone
3. E.E. Antônio Adib Chammas (Santo André)
4. E.E. Antônio Manuel Alves de Lima (Jd. São Luís, zona sul)
5. E.E. Antônio Viana de Sousa, em Guarulhos
6. E.E. Astrogildo Arruda (vila Carolina)
7. E.E. Augusto Cesar (Araraquara)
8. E.E. Caetano de Campos, na Praça Roosevelt
9. E.E. Carlos Gomes (campinas)
10. E.E. Castro Alves (zona norte)
11. E.E. Cohab Inácio Monteiro III (zona leste)
12. E.E. Comendador Miguel Maluhy (Campo Limpo, zona sul)
13. E.E. Coronel Antonio Paiva de Sampaio (Osasco)
14. E.E. Délcio de Souza Cunha (Diadema)
15. E.E. Diadema, antigo Cefam
16. E.E. Dona Ana Rosa (Vila Sônia, zona oeste)
17. E.E. Dr. Américo Brasiliense (Santo André)
18. E.E. Egídio Damy (Brasilândia, zona norte)
19. E.E. Elizete Oliveira Bertin (Embu das Artes)
20. E.E. Eloy de Miranda (Jundiaí)
21. E.E. Fernão Dias Paes (Pinheiros, zona oeste)
22. E.E. Flávio José Osório Negrini (Jd. Olinda, zona sul)
23. E.E. Godofredo Furtado (pinheiros, zona oeste)
24. E.E. Heloísa Assumpção (Osasco)
25. E.E. João Kopke ( Luz, centro)
26. E.E. José Lins do Rego (Jd. Ângela, zona sul)
27. E.E. Leonardo Villas Boas (Osasco)
28. E.E. Luís Magalhães de Araújo
29. E.E. Maria Elena Colonia (Mauá)
30. E.E. Marilsa Garbosa ( Jd. São Luiz, zona sul)
31. E.E. Mary Moraes (Portal do Morumbi)
32. E.E. Moacyr de Campos
33. E.E. Oscavo Paulo (Bangu, Santo André)
34. E.E. Padre Sabóia de Medeiros (Chácara Santo Antonio, z/s)
35. E.E. Pio Telles
36. E.E. Prefeito Mario Avesani (Interior paulista)
37. E.E. Prof. José Augusto de Azevedo Antunes A CONFIRMAR
38. E.E. Professora Neyde Apparecida Sollitto ( Jd. das Palmas, z/s)
39. E.E. Raul Fonseca (Ipiranga)
40. E.E. Roger Jules Carvalho Mange(Itaim Paulista, zona leste)
41. E.E. Salvador Allende (Cohab José Bonifácio, zona leste)
42. E.E. Santino Carnavale (Ribeirão Pires)
43. E.E. Senador João Galeão Carvalhal
44. E.E. Shinquiguichi Agari, da Vila Curuça
45. E.E. Sílvio Xavier Antunes (Piqueri, zona norte)
46. E.E. Sinhá Pantoja (Recanto Santo Antonio, zona sul)
47. E.E. Stella Machado (Bauru)
48. E.E. Suely Machado Silva A CONFIRMAR
49. E.E. Tancredo de Almeida Neves (Extremo sul)
50. E.E. Valdomiro Silveira (Santo André)
51. E.E.Prof° Josepha P. Chiavelli A CONFIRMAR
52. ETEC Guaracy Silveira, em Pinheiros
A Secretaria de Educação afirma que são 44 escolas ocupadas.