Sociedade fecha o cerco contra Ibaneis e exige aulas exclusivamente remotas e compra de vacina

Diante da inabilidade do governador do DF, Ibaneis Rocha, em gerir a crise de saúde gerada pela covid-19, organizações da sociedade civil, a população e até empresas privadas vêm fazendo pressão para que o isolamento social seja ampliado e que sejam tomadas providências para a vacinação em massa da população.

A direção do colégio Olimpo, um dos mais conceituados de Brasília, pediu nessa terça-feira (24/3) que seus alunos não frequentassem mais as aulas presenciais. O apelo é mais uma demonstração da gravidade do problema instalado no DF e comprova que a luta dos professores pela manutenção das aulas remotas e as campanhas que exigem a compra direta da vacina pelo governador são mais que urgentes.

Recentemente, pais, mães, responsáveis e alunos lançaram abaixo assinado virtual exigindo aulas exclusivamente remotas em todas as escolas do DF. Mais de mil pessoas já assinaram o pedido.

Ainda no mês de março, foram lançadas duas campanhas que exigem a compra direta – e imediata – de vacina contra a covid-19 pelo Governo do Distrito Federal. Isso porque a lei 14.125/2021 permite que o DF, estados e municípios realizem a compra do imunizante, o que aceleraria o processo de imunização da sociedade do DF e salvaria milhares de vidas.

Uma dessas iniciativas é do Sinpro-DF, que lançou no último dia 16 de março a campanha “Ibaneis, cadê a vacina?”. A ação alerta a população sobre a possibilidade de compra direta do imunizante contra a covid-19 e promove pressão sobre o governador Ibaneis Rocha com o envio massivo de mensagens nas redes sociais e email do governador, exigindo a compra de vacina. A pressão pode ser realizada pela plataforma Educação Faz Pressão, que disponibiliza todos os contatos de Ibaneis.

CUT, Intervozes, FNDC, DCE UnB e várias outras organizações da sociedade civil também lançaram neste mês de março a campanha DF Vacinado, que promove um abaixo-assinado digital para exigir a compra direta da vacina contra a covid-19. “Não podemos aguardar apenas o envio pelo governo federal. A população do DF não pode ficar refém do governo de Jair Bolsonaro, da sua falta de compromisso com a vida e com políticas que gerem emprego e garantam acesso à saúde. É urgente que o governador Ibaneis Rocha busque alternativas para comprar as vacinas necessárias para imunizar o toda a população do DF, e assim, se junte a outros governadores e prefeitos que já estão fazendo isso. Essa ação salvará nossas vidas e, dessa forma, a economia do DF poderá voltar a melhorar”, diz trecho do manifesto que já tem quase 3 mil assinaturas.

Irresponsabilidade
No pior momento da pandemia no DF, com alta geométrica de casos de morte e internação pela covid-19, além do colapso no sistema de saúde, com quase 100% de lotação dos leitos de UTI, Ibaneis Rocha decretou o retorno presencial às aulas nas escolas particulares, que voltaram a receber seus alunos no último dia 8 de março.

Com a determinação do governador, o Sindicato dos Professores em Escolas Particulares no DF (Sinproep) se manifestou em nota e disse que “lamentava” a decisão de Ibaneis. O Sindicato vem atuando desde o início da pandemia para garantir a realização de aulas remotas não só nas instituições privadas de ensino, mas em todas as escolas do DF.

Solidário, o Sinpro publicou nota em apoio aos professores das escolas particulares do DF. No documento, o Sindicato disse que o decreto do governador deixou “evidente o atendimento dos interesses do capital em detrimento da aplicação de políticas que prezem pela vida do povo”. “Todas as vidas são iguais. E nenhuma delas pode ser submetida à compensação financeira”, afirma trecho da nota de apoio.

Matéria em LIBRAS