Sinteal protesta na abertura dos Jogos Estudantis de Alagoas

A semana começou com luta para as/os trabalhadoras/es em educação. No terceiro dia de paralisação da rede estadual, o Sinteal organizou mais um protesto contra o descaso do Governo do Estado com a educação e as/os servidores/as públicos/as estaduais. Desde o início da manhã, a categoria se concentrou em frente à entrada do Ginásio do CEAGB, onde aconteceu a abertura dos Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL), com a presença de estudantes e autoridades.
Consuelo Correia, presidenta do Sinteal, explicou a situação real da educação na rede estadual. “Apesar de todo o alarde que a publicidade do governo faz sobre a revolução da educação, o que vemos é escola onde o teto caiu em janeiro e ainda não foi consertado, descumprimento do piso para profissionais de nível superior, desvalorização dos profissionais da educação”, disse ela.
Segundo a agenda do governador Renan Filho, ele estaria presente no local para a solenidade, mas não compareceu. Antes de começar a solenidade, um grupo de manifestantes entrou no Ginásio de Esportes do CEAGB e ocupou toda a lateral das grades, dando visibilidade à luta. De forma silenciosa e pacífica, acompanharam toda a solenidade portando cartazes, bandeiras e faixas, e, no momento em que foi anunciada a fala da representante da secretaria de Estado da Educação, a secretária executiva Laura de Souza, a presidenta Consuelo puxou as palavras de ordem “Reajuste já”, e o grupo de manifestantes saiu do local repetindo a reivindicação em coro.
Representantes de outras categorias que integram o Movimento Unificado de Servidoras/es Públicas/os Estaduais, como Sindprev, Sindpol e Sindmesal também participaram do protesto. O movimento, organizado pela CUT/AL reivindica o cumprimento da database de todos/as os/as servidores/as públicos/as estaduais, que acontece em maio. Até o presente momento, início do mês de agosto, as categorias estão sem reajuste.
A paralisação da rede estadual de educação foi iniciada no dia 28 de julho e segue até o dia 03 de agosto. Seguindo o calendário de atividades, o Sinteal realiza um ato público em Arapiraca nesta terça-feira (02), e uma assembleia geral com a categoria no dia 03, na sede da entidade, onde a categoria decidirá os próximos passos da mobilização.
(Sinteal, 01/08/2016)