Sinpro solicita audiência com Ibaneis e cobra celeridade no atendimento à pauta de reivindicações

A comissão de negociação do Sinpro-DF protocolou, nesta sexta-feira (17), um pedido de audiência com o governador Ibaneis Rocha para dar celeridade e finalizar a negociação acerca da pauta de reivindicações da categoria que prevê a reestruturação da carreira do magistério público do Distrito Federal.

A comissão cobra celeridade no atendimento da pauta de reivindicações e informa que, na Assembleia Geral, realizada no dia 14 de março, a categoria deliberou por intensificar a mobilização e realizar nova assembleia no dia 26 de abril com indicativo de greve, com possibilidade de antecipação da assembleia, caso não ocorram avanços significativos na negociação.

No documento, o Sinpro destaca que a categoria vive uma defasagem em relação à média das remunerações das carreiras de nível superior do DF, o que, além de colocar o magistério no penúltimo lugar entre as carreiras do serviço público, essa situação demonstra o resultado do não cumprimento da Meta 17 do Plano Distrital de Educação (PDE). Também ressalta que, somado a isso, contabiliza-se as perdas inflacionárias entre março de 2015 e dezembro de 2022.

Além de relatar essa situação, o sindicato recorda que a proposta de reestruturação da carreira é resultado das atividades do Grupo de Trabalho formado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) e o Sinpro, cuja conclusão ocorreu em dezembro de 2022.

Também lembra que a comissão se reuniu com a governadora interina, Celina Leão, em fevereiro deste ano, ocasião em que cobrou uma resposta do Governo do Distrito Federal (GDF) sobre a pauta de reivindicações que prevê a reestruturação da carreira e a resposta foi a de que a Secretaria de Planejamento iria apresentar cálculos referentes às tabelas propostas no dia 15 de fevereiro deste ano. Mas não houve essa apresentação.

MATÉRIA EM LIBRAS