Sinpro se reúne com parlamentares para debater a militarização nas escolas

A Comissão de Negociação do Sinpro se reuniu com alguns deputados distritais na tarde dessa segunda-feira (04) para debater o projeto de militarização de escolas públicas no Distrito Federal. Além de alguns diretores do sindicato, estavam presentes os deputados Chico Vigilante (PT), Arlete Sampaio (PT), Fábio Félix (PSOL), Jorge Viana (PODE) e a chefe de gabinete da distrital Júlia Lucy (NOVO).

O objetivo do encontro foi o de pensar ações no âmbito legislativo local para enfrentar o projeto de militarização das escolas proposto pelo GDF. Segundo os parlamentares presentes na reunião, a portaria do governo desrespeita o legislativo e passa por cima da Câmara Legislativa do DF e de seus representantes, uma vez que a própria Portaria Conjunta nº 1, em seu Artigo 8º, reconhece que o programa dependerá da criação de legislação específica.

Uma vez que os parlamentares entendem que uma mudança dessa magnitude depende de lei, ficou acordado que os deputados presentes apresentarão uma proposta de suspensão da Portaria Conjunta, tendo em vista que para a implantação do projeto é preciso ter amplo debate com a comunidade, que a CLDF seja respeitada e que o governo respeite as instâncias políticas e a opinião popular.

A diretoria do Sinpro reconhece a falta de segurança nas escolas, mas entende que não é por meio do SOS Segurança, ou seja, transformando nossas escolas em escolas militares, que acabaremos com a violência e com a insegurança. O que fará a diferença é mais investimento do Governo do Distrito Federal na educação.

Os parlamentares presentes vão propor uma agenda de debates públicos na Câmara Legislativa junto ao poder público para que se aprofunde o debate sobre o projeto.