Sinpro se reúne com gestores e professores para discutir gestão democrática

Reunião sobre gestão democrática, sexta-feira (16/8), no Sinpro-DF

 

O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) realizou, na sexta-feira (16), a primeira reunião com gestores(as) para discutir o tema da gestão democrática. O encontro ocorreu no Auditório Paulo Freire, na sede do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), e não foi restrito somente aos(às) gestores(as). Houve participação também de professores(as) de várias escolas, como a Eape.

Conforme previsto na lei, está no momento de se fazer adequações e, por isso, o Sinpro-DF convocou reuniões. A Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF) já apresentou uma minuta que contraria alguns princípios históricos da gestão democrática, tais como prever o estabelecimento de etapas anteriores à eleição de gestores, como, por exemplo, uma etapa de entrevistas.

O debate está aberto e a tarefa da categoria de professores é assegurar que ele ocorra em todos os segmentos da comunidade escolar, uma vez que a gestão democrática é um dos requisitos mais importantes para que a rede pública de ensino ofereça uma educação pública, gratuita, de qualidade.

O próximo encontro, previsto para o dia 22 de agosto, vai  ser a Comissão Geral, a ser realizado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), promovido pelos deputados distritais Arlete Sampaio (PT) e Leandro Grass (Rede). A diretoria colegiada do sindicato informa que todos e todas estão convidados(as) a participar.