Sinpro realiza vigília na CLDF contra projetos que censuram escolas e professores

cldf
Conforme foi deliberado em assembleia na última terça-feira (21), diretores(as) do Sinpro e a categoria iniciam nesta quarta-feira (22) uma vigília na Câmara Legislativa do DF para acompanhar a tramitação de projetos de lei que cerceiam a atuação dos(as) professores(as) e censuram o diálogo das escolas com a comunidade. São eles os Projetos de Lei (PL) nº 137/2015 da deputada distrital Sandra Faraj (SD), o Projeto de Lei nº 01/2015 do deputado distrital Rafael Prudente (PMDB) e o Projeto de Emenda à Lei Orgânica (PELO) nº 38/2016 do deputado distrital Rodrigo Delmasso (PTN).
Os(as) diretores(as) do Sindicato conversaram com alguns deputados(as), incluindo Robério Negreiros (PSDB), que é o Presidente da CEPELO (Comissão Especial dos Projetos de Emenda de Lei Orçamentária) e arrancaram dele o compromisso de que a votação do Projeto n° 38/2016 não ocorra nesta comissão, sem que antes a categoria, os(as) professores(as) e o Sindicato sejam ouvidos.
O Sinpro, através de seus diretores, também conversou com os deputados distritais Wasny de Roure (PT) e Reginaldo Veras (PDT), que articularam junto com a Presidente da Casa a participação do Sinpro na reunião do colégio de líderes que acontecerá na tarde desta segunda-feira (27) na CLDF.
reuniao
A vigília continuará até o dia 30 de junho, quinta-feira. Na tarde desta quarta (22), ocorre a peregrinação dos diretores(as) pelos gabinetes dos(as) deputados(as), onde em cada gabinete será protocolado uma carta, que esclarece o teor do projeto e solicita o apoio de cada parlamentar para a rejeição dos projetos citados, que ameaçam a livre docência e censuram as escolas.
O Sinpro instalará no hall de entrada na CLDF uma tenda permanente, que fará um acompanhamento da atuação dos(as) parlamentares e distribuirá panfletos esclarecendo para a comunidade sobre estes projetos, que precarizam a educação no DF.
A diretoria do Sinpro reafirma a importância da participação da categoria nessa vigília, durante o horário de coordenação, que vai se prolongar até dia 30, que é o ultimo dia do trabalho da CLDF antes do recesso, para que o Sindicato e a categoria não sejam surpreendidos com a votação a toque de caixa, no apagar das luzes da Casa.