Sinpro realiza seminário sobre desafios e perspectivas da EJAIT no dia 10 de junho
Ao longo dos anos, a Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores (EJAIT) tem desempenhado papel fundamental na garantia do acesso e da continuidade dos estudos para pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na idade adequada. Entretanto, mesmo sendo estratégica, a modalidade de ensino tem sofrido uma série de desmontes no DF, que comprometem sua continuidade.
Diante disso, com o objetivo de debater estratégias de fortalecimento e em defesa da EJAIT, o Sinpro realiza, no dia 10 de junho, o Seminário da EJAIT: Desafios e Perspectivas. O encontro acontecerá às 19h, na sede do Sindicato, no Sig.
“Nos organizaremos em grupos de debate, em uma metodologia participativa que rompe com os modelos tradicionais de formação. A proposta é construir um espaço horizontal de troca de experiências, em que educadores(as) possam compartilhar desafios, práticas e caminhos para fortalecer a EJAIT”, disse a diretora do Sinpro Ana Bonina.
Para o diretor do Sinpro Carlos Maciel, a EJAIT representa a possibilidade de retomada de trajetórias e ampliação de oportunidades de vida para milhares de estudantes.
“A atividade será um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva, reunindo sujeitos que vivenciam a EJAIT diariamente para pensar estratégias de fortalecimento da modalidade no DF. Queremos construir um debate que valorize as experiências, vivências e saberes de quem faz a EJAIT acontecer todos os dias. Fortalecer a EJAIT é fortalecer histórias de vida, garantir direitos e ampliar possibilidades de futuro para todas e todos”, disse.
Desmonte da EJAIT
Sob o governo Celina-Ibaneis, a EJAIT no DF vive uma das piores crises nas últimas décadas. Em vez de adotar políticas de resgate da alfabetização e da permanência de estudantes na modalidade, o governo apostou no fechamento de salas de aula e no esvaziamento da garantia do direito da educação para todos(as).
“Esses ataques e a ausência de políticas públicas são mais um mecanismo do governo para tentar apagar a EJAIT da rede pública de ensino. Mesmo diante desse cenário, a modalidade segue sendo um espaço de resistência, acolhimento e transformação de vidas para milhares de estudantes trabalhadores(as), jovens, adultos e idosos que encontram na escola a possibilidade de retomada de direitos e construção de novos projetos de futuro”, afirmou Ana Bonina.
Para o diretor do Sinpro Herbert Anjos, é fundamental que o sindicato atue de forma permanente na defesa da EJAIT, da ampliação da oferta e da valorização da política educacional. “Fortalecer a EJAIT enquanto modalidade da educação básica é garantir mais oportunidades de conhecimento e reconhecimento profissional para trabalhadores(as) estudantes que, por algum motivo, não conseguiram concluir os estudos em outros momentos da vida. É, sobretudo, fortalecer a capacidade desses estudantes de poder realizar sonhos, melhorar de vida e ajudá-los a ampliar a vivência cidadã”, afirmou.
