Sinpro realiza Seminário de Gestão Democrática

O auditório Paulo Freire, na sede do Sinpro no Setor de indústrias Gráficas, sediou no último fim de semana o Seminário sobre Gestão Democrática. Além de informações sobre o processo eleitoral para a escolha de equipe gestora e conselho escolar, que ocorre mês que vem, o seminário promoveu debates sobre o Panorama Geral da Gestão Democrática, base legal e arcabouço jurídico e a questão da gestão democrática e igualdade de gênero.

Em 2023, a Lei nº4751, a chamada Lei da Gestão Democrática, completa 11 anos.

“A Lei 4.751 é motivo de orgulho para a comunidade escolar, é o resultado de uma luta coletiva que envolveu os mais diversos setores da sociedade, com destaque para o Sinpro-DF, que sempre entendeu a importância desse instrumento como forma de organização e luta em defesa de uma escola pública, gratuita, inclusiva, plural, laica e de qualidade”, afirma Cláudio Antunes, diretor do sindicato, que completa: “A Gestão Democrática faz parte da luta estratégica para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e capaz de superar suas contradições. Como bem disse Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

VEJA O ÁLBUM

 

A mesa de abertura, mediada pelo diretor do Sinpro Cláudio Antunes, contou com a participação de Álvaro Domingues, do Conselho de Educação do DF; Beatriz Nobre, da diretoria de Mulheres da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) a da representante de Povos Originários da União Nacional dos Estudantes (UNE), Tamara Potiguara, além de Júlio Barros, do Fórum Distrital de Educação (FDE), e a representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Berenice Darc.

 

Na mesa seguinte, os diretores da Secretaria de Políticas Educacionais do Sinpro, Carlos Maciel e Berenice Darc, receberam o assessor de políticas institucionais do IFB, Adilson César de Araújo, que falou sobre o panorama geral da Gestão Democrática.

No sábado, foram realizadas mesas sobre o arcabouço jurídico e os mecanismos de democratização das escolas e do sistema de educação (com Júlio Barros, do FDE), experiências na gestão escolar (com Jacy Braga) e também a apresentação de uma pesquisa realizada pela professora Olga Freitas sobre a gestão escolar a partir da perspectiva do recorte de gênero. Na conclusão do seminário, uma mesa sobre como será o processo eleitoral para escolha de equipe gestora e conselho escolar.

 

Os certificados de participação estão disponíveis na secretaria do Sinpro para quem não retirou o seu durante o evento.

O seminário foi transmitido nas redes do Sinpro. Veja o primeiro dia

 

E o segundo dia do Seminário de Gestão Democrática