Sinpro realiza palestra na Escola Classe 08 de Ceilândia

O Sinpro, por meio da Secretaria de Assuntos de Saúde do Trabalhador, promoveu hoje (22/06), na Escola Classe 08 de Ceilândia, palestra voltada para a saúde da(o) trabalhadora(o) em educação, assédio moral e medidas de prevenção ao adoecimento. O momento foi conduzido por Luciane Kozicz, psicanalista do Sinpro e pesquisadora da UnB, e contou com a presença do diretor do Sinpro, Anderson Corrêa.

Como parte do projeto implantado pelo Sinpro desde 2019, a palestra intitulada Uma história sem fim: reflexões sobre o cotidiano escolar e a saúde mental, tem como objetivos construir ações que contribuam para diminuir o sofrimento das(os) professoras(os) no ambiente de trabalho, com orientações de uma profissional especializada, e colaborar com pesquisa que subsidiará as ações do sindicato junto à Secretaria de Educação, possibilitando estratégias de ação que beneficiarão toda a categoria.

O sofrimento psíquico de professoras e professores, a falta de condições dignas de trabalho, sobrecarga, problemas de comunicação, o descaso do governo e a nova realidade impactada pela pandemia da Covid-19 são fatores que afligem toda a categoria. Para a professora de Educação Física, Neicar Campos, a realidade pandêmica teve e tem um impacto pesado em toda a comunidade escolar. Segundo ela, as crianças amavam fazer aulas de educação física, mas hoje ela se questiona se elas têm energia, já que muitas delas não têm acesso à alimentação básica. “Estamos vindo de dois anos de pandemia, em uma comunidade cheia de vulnerabilidades. Hoje, quando chega a hora do lanche, eles não querem mais fazer as aulas, só querem lanchar. Elas não têm energia, porque, muitas vezes, não têm com o que comer em casa. Essa realidade me dói muito”, afirma emocionada.

Clínica do Trabalho
O Sinpro disponibiliza atendimento psicológico individual para atender professoras(es) e orientadoras(es) educacionais em sofrimento emocional no trabalho e palestra nas escolas. As pessoas interessadas serão chamadas de acordo com a ordem de inscrição nos programas. As inscrições podem ser realizadas pelos seguintes contatos: (61) 3343-4211 | (61) 99244-3839 ou pelo e-mail faleconoscosaudetrabalhador@sinprodf.org.br

Não é verdade que está tudo bem
A campanha Sinpro com você: não é verdade que está tudo bem, também foi pauta no início da palestra. Elencando vários fatores que denunciam o descaso do governo com a população do Distrito Federal, o diretor do Sinpro, Anderson Corrêa, elencou pontos que denunciam a falta de ação do estado, dentre elas, o excesso de obras como ações de fachada para encobrir a ausência de políticas públicas que sejam realmente eficazes. “Não está tudo bem! Há muitos problemas na educação, saúde e segurança. A ausência permanente do Estado gera transtorno para toda a comunidade escolar”, enfatizou.

Da esquerda para a direita: Michelle Aline (diretora), Niedia Lucena (vice-diretora), Luciane Kozicz (psicóloga do Sinpro), Anderson Corrêa (diretor do Sinpro-DF) e Aline (supervisora)

Luciane Kozicz, psicanalista do Sinpro em palestra na Escola Classe 08 de Ceilândia.

Texto: Danielle Freire