Sinpro entrega certificado a 80 aposentados do curso de Formação Sindical

O Sinpro realizou, nessa terça-feira (14), no Auditório Paulo Freire, na sede do sindicato no Setor de Indústria Gráficas (SIG), a certificação de 80 professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados(as) que fizeram ao curso de Formação Sindical. Todos(as) receberam a certificação. A primeira e a segunda etapas são realizadas em Caldas Novas. A Turma Avançada, geralmente, acontece na Chácara do Sinpro.U

Uma parte dos cursistas já havia feito a primeira fase, em 2019, antes da pandemia da covid-19, e havia recebido o certificado da primeira fase. Além dos cursistas, estavam presentes a coordenadora da Secretaria para Assuntos de Aposentados, Elineide Rodrigues; e os diretores Chicão e Consuelita Oliveira; e a coordenadora da Secretaria de Formação Sindical, Vanilce Diniz. 

O curso de formação sindical é uma parceria do Sinpro – representado pelas Secretarias de Formação Sindical e de Assuntos para Aposentados e Aposentadas – com a ECOCUT, uma escola de formação sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Com essa parceria, o Sinpro já formou mais de 30 turmas entre as fases 1 e 2. O curso havia sido suspenso, em 2020, por causa da pandemia da covid-19.

“Mas voltou em 2022 com todo o vapor e a vontade dos aposentados de se reencontrarem, de debaterem temas atuais e outros assuntos necessários para eles continuarem informados sobre as questões da pessoa idosa, de nossas perdas e direitos financeiros, bem como de outros assuntos que dizem respeito a nosso bem-estar”, destaca Elineide.

Ela conta que, nessa terça, a turma certificada era uma das mais animadas. “Um momento em que todos se sentem mais jovens e mais úteis. Eu até brinquei que acabaram de concluir o Ensino Médio ao receber o certificado. Primeiramente, porque esse certificado é a representação de que eles e elas estiveram presentes nos debates, de que aposentaram, mas não estão inativos; continuam atentos e atentas às questões inerentes a sua realidade hoje, que são pessoas que estão aí aposentadas, mas também continuam precisando de ter os seus direitos assegurados”.

A diretora afirma que a categoria continua tendo pessoas aposentadas tanto mais jovens como mais idosas com acúmulo de perdas salariais. “Eles e elas participam do curso e ficam atentas ao que está acontecendo e da necessidade, mais do que nunca, de estarmos unidos, unificados e fortes na luta”.

 

Curso de Formação Sindical

Nas etapas realizadas em Caldas Novas, Goiás, os ônibus vão com cerca de 50 cursistas acompanhados pelos diretores(as) da Secretaria para Assuntos de Aposentados, a Secretaria de Formação Sindical e a EcoCUT.

Além de estudos e debates com temas importantes, como a questão da mulher, uma vez que a categoria é 80% formada por mulheres, portanto, o segmento de aposentados e aposentadas tem também sua maioria formada por mulheres. Além dessa formação, as pessoas aposentadas vêm com o intuito de se reencontrar, bater-papo e outras formas de reaproximação.

“Há muitas pessoas aposentadas que vivem sós, carentes desse contato, e, além de tudo isso, o curso em Caldas Novas é um momento de esse segmento dar uma saída da cidade, ficar um pouco longe de problemas, sair da rotina massante do dia a dia. A gente percebe uma felicidade muito grande nas pessoas que vão nesses momentos do curso”, observa a diretora.

Ela avalia que o curso de formação sindical é muito importante e de muito proveito pelos(as) aposentados(as). A previsão do Sinpro é a de que o curso aconteça este ano. Para isso, o sindicato está com as pré-inscrições de todos os cursos e oficinas abertas. “Quem quiser fazer a pré-inscrição, basta entrar em contato pelo telefone 61 9994-6258”, destaca Elineide.

 

Oficina de Mídias/Redes Sociais

“O mais importante foi recebermos os nossos cursistas num café da tarde. Eles e elas receberam seus respectivos certificados e todo mundo adorou esse reencontro e está pronto para outras lutas, outras atividades. A nossa Secretaria para Assuntos de Aposentados oferece também outras ações, como oficinas, feiras culturais, e, este ano, estamos abrindo uma oficina nova, intitulada Oficina de Mídias/Redes Sociais”, informa a coordenadora da secretaria.

Elineide diz também que as pré-inscrições para o Curso de Formação Sindical e para a Oficina de Mídias/Redes Sociais estão abertas, bem como de outras atividades. “Quando a gente tiver a data direitinho, a gente divulga e, quem estiver pré-inscrito, já efetiva sua inscrição”, ressalta.

Qualquer professor(a) e orientador(a) educacional sindicalizado(a) pode fazer sua pré-inscrição na Secretaria de Aposentados. Quanto o curso for acontecer, a funcionária do sindicato liga e estabelece o contato com o(a) pré-inscrito(a) e para conferir se a pessoa irá, realmente, querer fazer a atividade. “Estar pré-inscrita já é um caminho andado pela pessoa aposentada para ela efetivar sua inscrição”, finaliza a diretora.

MATÉRIA EM LIBRAS