Sinpro realiza debate no Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia

No dia 17 de maio, Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia, o Sinpro-DF e a CUT-DF realizarão o debate: Pelo Direito de Ser – Na Escola e no Trabalho. A atividade será às 19h, com transmissão pela TV Comunitária (Canal 12 da NET) e pela página do Sinpro-DF no Facebook .

O tema será debatido pelo mestre em Linguística pela UnB e professor da Secretaria de Educação do DF, Leonardo Café, autor do livro A gente só é; e pronto!: uma análise linguístico-discursiva dos impactos da LGBTIFOBIA na escola; e pelo professor e coordenador do Coletivo LGBT da CUT-DF, João Macedo.

“Nestes momentos difíceis de avanço do neofascismo e do conservadorismo, a população LGBT vem sendo cada vez mais atacada. Nas escolas, por exemplo, vivenciamos a tentativa de implantação da Lei Mordaça. Por tudo isso, precisamos debater, lutar e resistir a todas as formas de opressão, discriminação e preconceito”, afirma a diretora de Assuntos de Raça e Sexualidade do Sinpro-DF Ana Cristina Machado, que mediará o debate desta segunda (17).

17 de maio
O Dia Nacional e Internacional de Luta Contra a LGBTfobia, celebrado no dia 17 de maio, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), que retirou, em 1990, a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID).

“É uma data para refletir, compreender e lutar contra os mecanismos de propagação e manutenção da LGBTfobia no ambiente escolar. O Sinpro-DF sempre defendeu um sistema educacional laico, democrático e inclusivo, que combata o preconceito e a discriminação, para que os estudantes encontrem na escola um espaço de acolhimento, formação da cidadania e respeito às diferenças”, explica a diretora do Sinpro-DF Ana Cristina Machado.

MATÉRIA EM LIBRAS