Sinpro reafirma a necessidade de uma educação pública de qualidade para todos
Ao longo de nossa história, uma das grandes lutas do Sinpro tem sido a necessidade de uma educação pública de qualidade para todos(as). Em meio à pandemia do Coronavírus, o sindicato se posicionou, desde o início, contrário às vídeo aulas, opinião expressa por meio de documentos encaminhados ao Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF) e ao secretário de Educação do DF.
No Parecer n. 33/2020, o Conselho autoriza as instituições educacionais da rede pública e privada de ensino a ajustarem a organização pedagógica/administrativa, bem como o calendário escolar por meio de teleaulas durante o período de suspensão das atividades escolares. Para a secretaria, a medida seria uma medida de adequação à atual realidade imediata trazida pelo Coronavírus.
A medida não se encaixa à realidade dos estudantes da rede pública de ensino, uma vez que a grande maioria não dispõe de computadores ou ferramentas necessárias para o estudo por meio de Ensino à Distância (EAD). A aplicação deste parecer prejudicaria, e muito, grande parcela dos(as) estudantes.
Confira nos links abaixo os documentos enviados pelo Sinpro à SEE e ao CEDF.