Sinpro promove palestras para debater a saúde do professor no ambiente escolar

O Sinpro, por meio da Secretaria para Assuntos de Saúde do Trabalhador, começará a visitar escolas públicas do Distrito Federal promovendo palestras voltadas para a saúde do trabalhador em educação, assédio moral e medidas de prevenção ao adoecimento. As visitas serão feitas por uma psicóloga, que estará acompanhada por um diretor do sindicato.

O objetivo do projeto é construir um conjunto de ações e procedimentos que contribuam para diminuir o sofrimento dos(as) professores(as) no ambiente do trabalho. Além de oferecer uma escuta realizada com profissional especializado no assunto, as informações coletadas servirão para subsidiar as ações do sindicato no relacionamento com a Secretaria de Educação. O diálogo com os grupos e a análise dos riscos psicossociais resultarão em relatório consolidados, que dotarão os diretores do Sinpro de subsídios para planejar ações e estratégias de ação que beneficiem toda a categoria.

O sofrimento psíquico dos(as) professores(as) é uma realidade que atormenta cotidianamente os profissionais da educação. Em 2008, a falta de condições de trabalho, sobrecarga, problemas na comunicação entre os pares, chefias e clientes foram alguns dos pontos críticos revelados em pesquisa científica realizada pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho na Universidade de Brasília, a pedido do Sinpro.

Em 2017 e 2018, a pesquisa recebeu uma abordagem qualitativa, priorizando a escuta dos atores envolvidos nas relações de trabalho em escolas da rede pública. Foram visitadas 46 instituições e participaram cerca de 500 docentes. As demandas foram diversas: relações socioprofissionais e democracia, violência no trabalho, ensino integral, ideações suicidas de alunos e professores e outros assuntos que geram medo, raiva, angústia e tantos outros sentimentos que reduzem a capacidade produtiva e a qualidade de vida das pessoas.

Se você interesse em participar de mais este projeto criado pelo Sinpro, agende seu horário com a Edna (3343-4211/ 3343-4212/ 99244-3839) e agende uma visita.