Sinpro presente em sessão solene do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica na Câmara

Por iniciativa da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), a Câmara Federal realizou na manhã desta terça-feira (29/8), dia da visibilidade Lésbica, pela primeira vez na história da Casa Legislativa, sessão solene em homenagem à data. Várias autoridades femininas compareceram ao evento, como a ministra da igualdade racial, Anielle Franco e as deputadas Duda Salabert e Erika Kokay. A diretora de Assuntos de Saúde do trabalhador do Sinpro, Elbia Pires, também esteve presente à solenidade.

Em sua fala, a deputada Duda Salabert anunciou haver protocolado, além do projeto de lei criando o dia nacional da visibilidade lésbica, outro PL que criminaliza qualquer tentativa de cura gay no Brasil.

No pronunciamento, a ministra Anielle Franco declarou que “o dia da visibilidade lésbica serve como instrumento para impulsionar gestores públicos nos âmbitos federal, estadual e municipal a propor, implementar e colocar nas ruas ações que auxiliem na inclusão real e efetiva para cada 1 de nós. Pela perspectiva da interseccionalidade, sabemos o quanto mulheres lésbicas e negras podem ser duplamente violentadas. Por isso a potência dessa agenda e a importância de ver mulheres negras no poder em todos os lugares. (…) por isso que a gente trabalha: para que nossas meninas negras, lésbicas, pobres, quilombolas, ciganas, indígenas, consigam ser o que elas quiserem. Para que elas consigam cotas para entrar nas universidades, financiamentos para suas campanhas eleitorais, proteção para viver seus afetos de forma livre e saudável.”

A deputada Daiana Santos encerrou o evento concluindo que “estamos falando do direito a amar e do direito a existir como nós somos. É justamente esse o movimento e o sentimento que faz com que eu construa a política e siga todos os dias resistindo.”

Também participaram da solenidade Denise mota, Secretária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres; Janaína Oliveira, presidenta do conselho nacional dos direitos das pessoas LGBTQIA+; Symmy Larrat, Secretária nacional de promoção e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+ e Lélia Castro, integrante da Mirada Coletiva, voteLGBT e Coletivo Ação lésbica.

Ao final do evento, a diretora do Sinpro Élbia Pires lembrou que “todas essas participações e pronunciamentos na solenidade de hoje dão o tom da importância da solenidade e de um governo que tem a noção da importância da pauta do bem-estar de pessoas LGBTQIA+ para a sociedade”.