Sinpro premia vencedores do X Concurso de Redação e Desenho

Estudantes, professores e a comunidade escolar lotaram o auditório do Sinpro durante a tarde dessa quinta-feira (16) durante cerimônia de premiação do X Concurso de Redação e Desenho do Sinpro. Trabalhando a temática da violência contra a mulher, 4.028 mil redações e desenhos foram inscritos por estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, mostrando o interesse dos alunos em participar e mostrar que o fim da violência contra a mulher depende de todos nós.

Diante da necessidade de refletir sobre as causas e as consequências da violência, buscando assim soluções, o Concurso trouxe como tema Feminicídio: ato final da violência doméstica. Para o coordenador da Secretaria de Imprensa do Sinpro, Cláudio Antunes, o concurso é uma gota no oceano de esperança por mudanças. “Esse concurso nasceu após o assassinato do professor Carlos Mota, e após isso lançamos a campanha Quem bate na escola maltrata muita gente. A partir daí veio a ideia de lançar o concurso de redação com vários temas para que as escolas, estudantes e a sociedade pudessem debater pontos de grande relevância”, afirma o diretor.

Primeiro lugar na categoria Redação: 4º e 5º anos do ensino fundamental, Juliana Souza Duarte diz que uma das grandes importâncias do concurso é a de propor mudanças em pontos relevantes para a sociedade. “Quando a escola para e debate a violência contra a mulher, ela propõe medidas que possam acabar com casos de feminicídio, por exemplo. Projetos como este são muito importantes para que nós, estudantes, possamos lutar contra essa questão, que infelizmente cresce a cada dia”, afirma a aluna da Escola Classe 204 Sul.

O Concurso de Redação do Sinpro-DF faz parte da Campanha contra a Violência nas Escolas, uma iniciativa do sindicato adotada em 2008 para ensejar, entre os(as) estudantes da rede pública de ensino, a reflexão sobre as causas, as consequências e as soluções para a violência – um problema que afeta toda a sociedade. É com esta preocupação que o sindicato tem debatido várias temáticas ao longo dos últimos nove anos, fomentando o sonho e a esperança de um mundo mais justo, igualitário e com menos desigualdades.

Caderno  – X Concurso de Redação 2019

Fotos: Deva Garcia