Sinpro passa a oferecer Cursos de Formação Continuada híbridos

A partir deste segundo semestre de 2024, o Sinpro passa a oferecer a professores(as) (efetivos(as) ou do contrato temporário) e orientadores(as) educacionais sindicalizados(as), da ativa ou aposentados(as), os Cursos de Formação Continuada. Neste projeto pioneiro, os cursos serão oferecidos numa exclusiva plataforma online, e estarão disponíveis para quem for filiado ao sindicato.

Neste primeiro momento, os cursos terão a duração de 120 horas, com aulas de agosto a dezembro deste ano. A pré-inscrição estará disponível de 22 de julho a 2 de agosto, e a confirmação da inscrição ocorre em 7 de agosto. A primeira aula do curso será presencial, no dia 14 de agosto, às 19h, na sede do Sinpro no Plano Piloto (Mais detalhes sobre os cursos abaixo).

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Para efeitos de registro junto à SEE-DF, os cursos de Formação Continuada a serem oferecidos pelo Sinpro contarão como Curso de Aperfeiçoamento, e têm validade para os procedimentos de distribuição de carga horária e para progressão vertical na carreira Magistério.

“Os cursos irão compor uma plataforma de oferta de cursos na área pedagógica. É um ambiente online, similar às plataformas usadas nas universidades brasileiras e internacionais”, explica o coordenador da secretaria de Política Educacional do Sinpro, Cláudio Antunes. “Inicialmente, serão ofertados dois cursos no segundo semestre de 2024, e já existe a previsão de oferta de mais cursos em 2025 – todos com certificação”, conclui.

Plataforma exclusiva

Os Cursos de Formação Continuada serão ofertados num Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) exclusivo do sindicato. Nessa nova plataforma online, as pessoas inscritas terão acesso a suas turmas, bem como ao material didático do curso e também à sala de aulas virtual.

Esse ambiente armazenará todas as informações necessárias para a condução do curso e para a entrega dos trabalhos solicitados.

 

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Educação Inclusiva e Elaboração de Projeto de Pesquisa na grade de 2024

Neste segundo semestre de 2024 serão oferecidos dois cursos: Elaboração de Projeto de Pesquisa e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

Ambos terão duração de 120h, e se estenderão de agosto a dezembro de 2024. As aulas de abertura e encerramento serão presenciais, no Sinpro, e as demais serão oferecidas na plataforma online do sindicato, de forma síncrona, de acordo com cronograma disponibilizado no AVA.

Não será permitida a inscrição nos dois cursos, pois ambos serão ofertados concomitantemente. Você deve optar por apenas um dos cursos disponíveis.

Os dois primeiros Cursos de formação Continuada estarão sob a coordenação da professora Olga Freitas, Pedagoga, Doutora em Educação e Mestra em Neurociência do Comportamento, dentre outras qualificações.

 

Curso 1 – Elaboração de Projetos de Pesquisa – 25 vagas

Neste curso, ministrado pelo professor Robson Camara, as pessoas inscritas aprenderão a elaborar projetos de pesquisa. A ideia é promover o encontro entre o pensar científico e a problematização da sala de aula. “Quem está na sala de aula sabe da realidade cotidiana de nossas turmas e nossos alunos e alunas. A ideia do curso é fazer com que os e as profissionais à frente das classes interpretem de forma científica o dia a dia das salas de aula, e assim consigam elaborar projetos de pesquisa que se tornem trabalhos de pós-graduação ou mesmo cursos de extensão nas universidades brasileiras. O objetivo então é promover a junção entre o fazer docente e o pensar acadêmico”, explica a professora Olga Freitas, coordenadora do curso.

“Esse curso é voltado para as pessoas que têm interesse em fazer mestrado nas Universidades”, conta Cláudio Antunes, que completa: “para 2025, buscaremos oferecer um curso voltado para quem tem interesse em fazer doutorado”.

 

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Curso 2 – Educação Especial na Perspectiva Inclusiva – 50 vagas

Oferecido pela professora Olga Freitas, este curso trará a perspectiva social da Inclusão. “Não vamos tratar estudantes pelo viés médico ou psicológico. Temos que pensar essas crianças e jovens como cidadãos e cidadãs em formação. A(o) profissional que lida com essas pessoas devem ser preparadas(os) para promover a inclusão dessas crianças e jovens a partir da perspectiva da educação cidadã. Vamos, então, pensar em estratégias pedagógicas, aspectos legais, boas práticas de inclusão e deficiência, sem deixar de abordar as categorias de deficiências e altas habilidades. Vamos buscar entender o máximo possível as possibilidades político-pedagógicas”, conta a professora Olga Freitas.

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