Sinpro participará de audiência pública na CLDF sobre violência nas escolas nesta terça (2)

Os recentes ataques a escolas de assassinos em série ligados a organizações neonazistas se tornaram tema fundamental e urgente dos poderes públicos. Nesta terça-feira (2/5), a diretora do Sinpro-DF, Luciana Custódio, representará o Sinpro-DF na audiência pública sobre violência nas escolas a ser realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Convocada pelo deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL), a audiência ocorrerá no Plenário da Casa Legislativa, a partir das 19h, e também será transmitida pelas redes digitais da CLDF. Por meio do Requerimento 396/2023, o deputado explica que “é salutar a adoção de medidas para assegurar a devida segurança no âmbito das escolas do Distrito Federal, de maneira que não ocorram, em nossas escolas, os episódios de violência brutal que ocorreram em instituições de outras unidades da Federação”.

E completa que, para isso, é “necessária a oitiva de todos os atores envolvidos na temática, tais como diretores de escola, representantes dos pais e responsáveis pelos alunos, representantes da segurança pública do Distrito Federal”. Segundo ele, a audiência é uma forma de aperfeiçoar o debate sobre as políticas públicas existentes, bem como a instauração de novas políticas destinadas à segurança nas escolas”.

Sinpro relança campanha em audiência pública realizada em abril

Na segunda-feira (24/4), o Sinpro participou de uma audiência pública sobre a violência contra as escolas convocada pelo deputado distrital Gabriel Magno (PT). A atividade aconteceu no auditório da Escola Parque 303/304 Norte e debateu ações para a defesa e o fortalecimento das escolas com políticas de convivência e cultura de paz.

Na ocasião, o Sinpro relançou a campanha permanente “Quem bate na escola maltrata muita gente”, ampliando-a para diversos outros motes. Dentre eles, destaque para o que afirma que a escola não é lugar de medo, e sim de ser feliz. A diretora Luciana Custódio compôs a Mesa de debates representando o sindicato. Confira aqui a matéria do lançamento: https://www.sinprodf.org.br/aud-publ-24abr/

No dia 24 de abril, participaram da audiência pública, o deputado distrital Gabriel Magno, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF); o coordenador do Plano de Paz da Secretaria de Estado da Educação (SEE-DF), Tony Marcelo; o subsecretário de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), José Sávio Ferreira; o representante da Proeduc, Anderson Pereira de Andrade; a diretora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), professora dra. Liliane Campos Machado; o representante da União dos Estudantes Secundaristas do DF, Lucas Cruz; a representante do Sindicato dos Psicólogos do DF, Tamara Levy; e a ex-deputada distrital, ex-presidenta da CUT-DF, ex-secretária da Criança do DF e ex-diretora do Sinpro, Rejane Pitanga.

MATÉRIA EM LIBRAS