SINPRO PARTICIPOU DO LANÇAMENTO DE O COMPLÔ – FILME LIVRO QUE DENUNCIA COMO A POLÍTICA ECONÔMICA AJUDA ELITE FINANCEIRA

O documentário O Complô – Como o rentismo sequestrou a economia brasileira foi lançado em todo o Brasil e o Sinpro, representado pelo diretor Cláudio Antunes, participou do lançamento, que aconteceu no Teatro dos Bancários. Baseado no livro do deputado federal Hermes Zaneti, O Complô – Como o Sistema Financeiro e seus Agentes Políticos Sequestraram a Economia Brasileira (Verbena Editora; 280p., 2017), o documentário dirigido por Luiz Alberto Cassol questiona como chegamos até aqui, com um sistema que explora os trabalhadores de todas as formas.

Em 1987 o deputado apresentou um projeto para que a carta magna previsse uma auditoria nas contas públicas e adoção de uma gestão transparente, para que a sociedade – que paga a conta – pudesse acompanhá-la. A proposta foi rechaçada e os motivos são explicados na obra, que deve ser lançada na segunda quinzena de maio/primeira de junho. “O Complô é a ação das instituições de poder federal, de forma coordenada, agindo contra o povo brasileiro que as mantêm, a favor de uma minoria que se beneficia do rentismo”, explica o autor, mencionando medidas que impediram a regulação de juros em 12%, a restrição do crime de usura à pessoas físicas, isentando as instituições financeiras, como exemplo das ações do complô.

Na obra, o autor defende que a política econômica do Executivo esconde uma manobra para favorecer as elites financeiras, às custas do sacrifício da população, que convive com a falta de investimentos em saúde, educação, além de carestia e baixos salários. Diante disto, para que a população entenda a quem interessa o endividamento, o curta-metragem vai abordar a relação entre os Três Poderes, o Ministério Público Federal e o sistema financeiro nacional e seus impactos na vida dos brasileiros. “A ideia do filme é trazer questionamentos de como chegamos até aqui, com um sistema que explora de todas as formas”, resume Luiz Alberto Cassol.

Após a sessão foi realizado um debate com as presenças de Hermes Zaneti, deputado constituinte/1988; Luiz Alberto Cassol, diretor do filme; Roseli Faria, analista de planejamento e orçamento), e convidados.

 

Um filme necessário

Viabilizado com recursos de dezenas de entidades do movimento social organizado e pessoas físicas, a partir de campanha de financiamento coletivo, o filme é necessário “porque nos ajuda a entender como essa máquina pública funciona a favor dos rentistas e como nós podemos, enquanto sociedade, nos unir para reverter a situação”, declara Cassol. “Todos os que estão envolvidos nessa denúncia têm muita coragem. A nossa esperança é de que a mensagem do filme seja levada para o povo brasileiro, e que isso nos ajude a libertar o Brasil do sistema rentista do qual somos escravos”, complementa Zaneti.