Sinpro participa da cerimônia de reabertura do Conselho Nacional de Segurança Alimentar

Após a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) pelo (des)governo de Jair Bolsonaro, o presidente Lula vai reinstalar o órgão, responsável por propor as diretrizes e prioridades da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O Sinpro, além de membros de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, coletivos e pessoas que atuam no setor, participará da cerimônia, que será realizada no dia 28 de fevereiro, às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

O Conselho é um instrumento de articulação entre governo e sociedade civil na proposição de diretrizes para as ações na área da alimentação e nutrição. Instalado em 30 de janeiro de 2003, o Consea tem caráter consultivo e assessora o presidente da República na formulação de políticas e na definição de orientações para que o país garanta o direito humano à alimentação. O órgão estimula a participação da sociedade na formulação, execução e acompanhamento de políticas de segurança alimentar e nutricional. Considera que a organização da sociedade é uma condição essencial para as conquistas sociais e para a superação definitiva da exclusão.

Samuel Fernandes, diretor do Sinpro, explica que o governo de Lula está reativando projetos, órgãos e políticas públicas a favor do trabalhador, questões esquecidas pelo governo de Bolsonaro. “A reinstalação do Consea representa uma vitória contra a fome e pela luta por políticas públicas por mais comida na mesa do brasileiro. A extinção deste Conselho foi um dos grandes absurdos feitos pelo último governo e agora teremos mais conquistas sociais”, salienta.

O evento será aberto para a participação de interessados(as). Para isto basta se inscrever até o dia 26 de fevereiro, exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível aqui