Sinpro parabeniza o(a) Pedagogo(a)–Orientador(a) Educacional pelo seu dia

No dia 4 de dezembro é comemorado o Dia do(a) Orientador(a) Educacional. O Sindicato dos Professores no Distrito Federal parabeniza todos(as) os(as) profissionais nesta data e para celebrá-la, diariamente vai publicar uma entrevista com algum(a) pedagogo(as)-orientador(a) educacional da rede pública de ensino do DF. Seus anseios, desafios, a rotina de um(a) profissional de extrema importância no papel de mediar conflitos e ser um elo entre alunos(as), pais, professores(as) e direção.
Francisco Alves (Chicão) é diretor do Sinpro e orientador educacional aposentado. Ele explica que a cada dia que passa, com o efetivo cada vez mais escasso, a realidade dos pedagogos(as)-orientadores(as) educacionais piora a cada dia.
“A última contratação foi em 2009 e desde então ninguém mais foi efetivado. Enquanto isso, eles vão aposentando, alguns saem do serviço público, o número de escolas vai aumentando e a proporção de orientador(a) educacional por escola vai só piorando”, diz.
Hoje são cerca de 650 orientadores(as) educacionais em um universo de cerca de 471 mil alunos(as). O Sinpro defende a proporção de um(a) orientador para cada 300 alunos(as), mas hoje a realidade é de, em média, 700 estudantes por profissional. “Temos escolas com mais de 1000 alunos com apenas um orientador(a), inclusive algumas instituições de ensino que nem possuem este profissional”, relata Chicão.
Havia uma perspectiva de novas contratações em 2015, em virtude do concurso que foi realizado em 2014 (e que foi homologado em maio), mas até o momento, nada aconteceu. “O Governo do DF só promete, mas até agora nada fez a este respeito”, afirma o diretor do Sindicato.
Clique aqui e confira a entrevista da Orientadora Ione Patrícia
Clique aqui e confira a entrevista da Orientadora Maria Lauzimar
Clique aqui e confira a entrevista da Orientadora Francisca das C. Teles do Nascimento (Francis)
Clique aqui e confira a entrevista da Orientadora Marcela Vietes Mendonça
Clique aqui e confira a entrevista da Orientadora Maria das Graças.