Orientadora Maria das Graças

maria das graças
Nome: Maria das Graças Santos
Escola: CEM 01 São Sebastião
Tempo de magistério: 20 anos
Maria das Graças Santos confessa seu amor pela profissão e admite que o trabalho exige muito do(a) profissional. “São desafios diários. Precisamos nos recriar, nos reinventar diariamente. Mesmo com as dificuldades, não deixa de ser um trabalho muito gratificante, do qual eu amo e o considero muito digno”, diz.
Ela diz que a situação do(a) pedagogo(a)-orientador(a)educacional melhorou muito desde que entrou na carreira Magistério, há 20 anos. “Quando comecei, nós éramos pouco reconhecidos, as pessoas não compreendiam nosso trabalho, os diretores achavam que queríamos o assento deles. Fruto de muitas lutas, alcançamos um patamar muito melhor”, afirma.
Porém, Maria assinala que ainda falta muita coisa. “Todo o ano precisamos esclarecer para toda a comunidade escolar como é o nosso trabalho. Nós ouvimos as conversas das famílias, dos, alunos(as), trabalhamos toda a diversidade do currículo, como sexualidade, violência.. É uma conversa muito íntima e não temos um espaço adequado, preciso dividir a sala com outra orientadora. Portanto, nunca podemos atender dois alunos(as) ao mesmo tempo e sempre há esse constrangimento de sair da sala e aguardar para retornar ao trabalho”, aponta.
A orientadora espera que as coisas melhorem no futuro. “Ainda faltam recursos, às vezes o PDAF que chega é insuficiente. Já conseguimos muito respeito, mas precisamos de mais”, assinala.