Sinpro, mais uma vez, encampa campanha Janeiro Branco

Pandemia, mais de 620 mil mortos. Fome, miséria, desemprego. Mudança de rotina, isolamento social, sobrecarga de trabalho. Essas e outras realidades vividas pelo povo brasileiro há cerca de dois anos tornam a campanha Janeiro Branco ainda mais essencial. É por isso que, mais uma vez, o Sinpro-DF adere à iniciativa e estimula não só a categoria do magistério público do DF, mas toda a sociedade, a cuidar da saúde mental.

A campanha Janeiro Branco nasceu em 2014, e reflete não só sobre a importância da saúde mental, mas também sobre os tabus que permeiam o tema.

“Infelizmente, o povo brasileiro vem apontando muito sintomas como cansaço exacerbado, tristeza intensa, falta de vontade de encontrar com qualquer pessoa, desesperança. Todos esses são sintomas de transtornos mentais como depressão, ansiedade, irritabilidade, que são sim gerados, também, pela conjuntura que vivemos”, lembra a coordenadora da pasta de Saúde do Trabalhador do Sinpro-DF, Elbia Pires.

A dirigente sindical ainda lembra que, mesmo antes da pandemia e do governo de Jair Bolsonaro, a categoria do magistério público já era uma das grandes vítimas de prejuízos à saúde mental, e que por isso o Sinpro-DF sempre teve atenção a este ponto.

“É claro que viver em um governo que nos ataca diariamente piora ainda mais o cenário que vivemos. Mas é importante lembrar que saúde mental é um tema que deve ser lembrado todos os anos, o ano inteiro. E é por isso que o Sinpro desenvolveu iniciativas como a Clínica do Trabalho, por exemplo”, afirma.

Assista ao vídeo de Elbia Pires, sobre o Janeiro Branco e o que fazer quando constatados sintomas de transtorno mental:

Apsicóloga Luciane KoziczAraujo, responsável pela Clínica do Trabalho do Sinpro-DF, ressalta que, após o isolamento social, o retorno ao trabalho também pode gerar conflitos mentais.

“Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2020, as doenças mentais e comportamentais foram a segunda causa incapacitante para o trabalho. Estima-se que em 2030, esse será o mal prevalente no planeta. As novas formas de trabalhar, impostas pelo distanciamento social, geraram isolamento e solidão. Retomando o trabalho presencial, outros conflitos apareceram. Nesse contexto, urgente e sob estresse constante, as defesas do indivíduo não suportam e o sujeito adoece”, lembra Luciane KoziczAraujo.

Clínica do Trabalho
Criada em 2018, a Clínica do Trabalho do Sinpro-DF promove atendimento psicológico individual para professores (as) e orientadores(as) educacionais em sofrimento emocional no trabalho. Além disso, a Clínica do Trabalho também realiza palestra nas unidades escolares. Neste ano, o tema das palestras será: “Uma história sem fim”, que continua com a abordagem sobre a pandemia e seus reflexos.

Professores(as) e orientadores(as) educacionais interessados(as) no atendimento individual ou na realização da palestra em sua unidade escolar, devem fazer inscrição pelo emailfaleconoscosaudetrabalhador@sinprodf.org.br ou pelos telefones (61)3343-4211 e 99244-3839. Veja mais sobre a Clínica do Trabalho do Sinpro-DF no link https://www.sinprodf.org.br/clinica-do-trabalho/

 

 

 

MATÉRIA EM LIBRAS