Sinpro leva luta antirracista e pelo fim da violência contra as mulheres aos cinemas

As salas de cinema do Liberty Mall veicularão neste mês vídeo do Sinpro-DF que traz duas importantes lutas realizadas em novembro: o Mês da Consciência Negra e a campanha dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

A peça tem pouco mais de um minuto e promove, por meio de palavras e olhares, reflexões sobre as datas. O vídeo é parte das ações realizadas pelo Sinpro-DF neste mês de novembro.

 

Mês da Consciência Negra
No dia 20 de novembro é realizado o Dia da Consciência Negra. A data faz referência à morte do líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, em 1695. Mas é muito mais que isso: é um dia para refletir e para escancarar as relações de desigualdade entre brancos de negros no Brasil.

“É um dia de luta. Nós, negras e negros, somos diariamente atacados por uma estrutura racista. Recebemos menos; somos os que mais morrem; os mais violentados pela polícia; os mais encarcerados. Mas, sobretudo, somos nós que fazemos esse Brasil. Negras e negras também são reis e rainhas, príncipes e princesas, guerreiros e guerreiras; somos cientistas, analistas políticos; somos professores”, lembra a coordenadora de Assuntos de Raça e Sexualidade do Sinpro-DF Márcia Gilda.

Segundo ela, “a equidade racial é urgente, e só pode ser alcançada com a promoção de políticas públicas que reparem as dívidas históricas feitas com o povo negro”. “Saímos agora de um governo federal que fazia questão de ser racista, e sentia orgulho disso. Nesse período, o racismo cometido contra o povo preto brasileiro, principalmente contra as mulheres negras, foi aprofundado: fomos os que mais ficamos sem emprego, fomos os que mais morremos de Covid-19, fomos os que mais perdemos poder de compra, fomos quem mais ficamos de fora das escolas. Agora, há sim uma nova esperança. Mas a luta tem que continuar firme. Só assim construiremos um Brasil com equidade racial”, alerta.

Para marcar o Mês da Consciência Negra, o Sinpro-DF lançará o “Caderno de Apoio para Práticas Pedagógicas de Enfrentamento e Combate ao Racismo na Escola”. O material foi produzido graças aos esforços do professor Adeir Ferreira Alves e das professoras Aldenora Conceição de Macedo e Elna Dias Cardoso, que cederam ao Sinpro os diretos autorais sobre a publicação. A data e o local de lançamento serão informados em breve.

21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
Desde 1991, anualmente, organizações do mundo inteiro que defendem os direitos das mulheres realizam a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O objetivo é conscientizar a população para prevenir e eliminar os diferentes tipos de agressão cometidos contra meninas e mulheres.

Internacionalmente, a campanha começa dia 25 de novembro, Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, e termina no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, totalizando 16 dias de ativismo. No Brasil, a campanha começa antes: no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

“O Sinpro defende que o fim da violência contra as mulheres é central para um mundo justo e igualitário. Esse é um tema que deve ser discutido também nas escolas públicas de todo o Brasil, como forma de conscientizar nossas crianças e adolescentes para que suas práticas futuras respeitem os direitos de todas as mulheres”, afirma a coordenadora de Assuntos e Políticas para Mulheres Educadoras, Mônica Caldeira.

Para somar na campanha dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, com o lema “Aprendizado hoje, prática amanhã”, o Sinpro programou uma série de atividades que serão realizadas nas escolas e nas ruas do DF. Veja a programação:

7 a 10 de novembro
Oficinas Pedagógicas – Maria da Penha Vai às Escolas

25 de novembro
Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres
Panfletaço na Rodoviária do Plano Piloto e nas escolas públicas do DF | Sinpro-DF e CUT-DF
Das 16h30 às 19h

10 de dezembro
Dia Internacional dos Direitos Humanos
Roda de Conversa | Sinpro-DF e Coletivo de Mulheres Educadoras
Na Chácara do Sinpro
Das 9h às 11h30

MATÉRIA EM LIBRAS