Sinpro lança desafio ao GDF durante debate no DFTV

“O governo deve levar para a mesa de negociações de hoje à tarde, as três propostas já apresentadas à categoria, para juntos montarmos uma quarta proposta”. Esse foi o desafio que o Sinpro fez ao GDF no debate promovido pela Rede Globo, na 1ª edição do DFTV, que foi ao ar no início da tarde desta quarta-feira, dia 25.
Depois de 45 dias de greve, a emissora abriu esse espaço para o movimento grevista esclarecer os motivos que levaram à greve. O Sindicato foi representado pela diretora da Secretaria de Imprensa, Rosilene Corrêa, e o governo do DF, pelo secretário de Administração, Wilmar Lacerda.
Apesar do tempo curto para as explanações, Rosilene Corrêa conseguiu falar sobre o acordo feito pelo governo e não cumprido, do pouco avanço que tivemos nas negociações, da postura adotada pelo Sindicato em relação à ação do Ministério Público, bem como sobre a questão do corte de ponto.
Em relação a este último, a diretora lembrou ao secretário do GDF que essa medida é uma decisão política e não administrativa. E ainda que, em havendo o corte de ponto, o(a) professor(a) fica desobrigado a fazer a reposição. Rosilene também falou para Wilmar questionar o secretário de Educação, Denilson Bento, se ele teve seu ponto cortado na última greve da categoria.
O governo se prendeu ao discurso de impedimento de concessão de reajuste com base na Lei de Responsabilidade fiscal e disse que já havia oferecido à categoria tudo que era possível. Wilmar, como sempre, falou de propostas que não chegaram a ser feitas, o que levou Rosilene a fazer o desafio.
O desafio é uma oportunidade para o governo fazer uma proposta que atenda aos anseios da categoria e permita o fim da greve. O Sinpro espera que o GDF aproveite essa oportunidade para que possamos por um ponto final nessa questão. Assista o debate: