Sinpro inaugura Semana Pedagógica com debate sobre o futuro do Ensino Médio

A primeira palestra da Semana Pedagógica do Sinpro 2023, realizada na manhã desta terça-feira (7), no Auditório Paulo Freire (SIG), debateu um dos principais problemas herdados do governo golpista de Michel Temer e do governo de Jair Bolsonaro (PL) e que tem desqualificado a educação pública brasileira: o chamado Novo Ensino Médio. Com o tema O futuro do Novo Ensino Médio, a palestra contou com a participação do professor Adilson César de Araújo, coordenador Geral de Cursos do Instituto Federal de Brasília (IFB), na Pró-Reitoria de Ensino; doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do Observatório Nacional do Ensino Médio

“Penso que é necessário a gente resgatar o debate qualificado em torno da reforma [do Ensino Médio], haja vista que ela foi construída num contexto muito complicado, em 2016, e está sendo implementada num contexto de pandemia em que uma participação efetiva dos estudantes e dos profissionais da educação praticamente não existiu. É necessário que a gente não seja vista apenas como implementadoras desta reforma, mas que a gente compreenda sua concepção e seus efeitos sobre a formação dos jovens e sobre o trabalho pedagógico dos professores e da escola”, alerta o professor Adilson.

Ele destaca que, em sendo uma reforma nefasta para a educação básica, é importante haver espaços de discussão como a Semana Pedagógica do Sinpro 2023, que o sindicato disponibilizou para se fazer a reflexão e apresentar propostas alternativas. “Isso porque a reforma do Ensino Médio, do jeito que está sendo posta, os seus efeitos são nefastos e perversos para o conjunto da escola e dos profissionais da educação”, afirma Adilson César.

Durante a palestra, ele apresentou o livro Ensino Médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Essa obra reúne experiências positivas e propositivas existentes no País que vão de encontro com as diretrizes do sistema financeiro para a educação, que a transforma em mercadoria e privatiza não só o sistema público, mas também o próprio direito fundamental e humano à educação.

“Este momento também é de a gente construir alternativas. Não basta fazer a crítica à reforma do Ensino Médio, é também de fazer proposições, de que existem outras experiências que contemplam a formação sólida dos jovens, que não rouba o direito de uma formação geral e que ao mesmo tempo possibilite que esses jovens façam sua exceção no mundo do trabalho, na universidade, que não aborte a possibilidade do sonho, não roube o seu presente nem o seu futuro. O momento é disto: de ver as experiências que estão funcionando e muitas são muito boas no Brasil. Esta do livro mencionado acima é uma delas. No livro “Ensino Médio integrado no Brasil […]” a gente retrata várias experiências em escolas no Brasil não nos moldes propostos pela reforma do Ensino Médio, que aleijeira e precariza a formação e, sobretudo, aniquila a possibilidade de uma formação básica. Precisamos resgatar a possibilidade de sonhar”, explica Adilson.

Para os participantes, a reforma do Ensino Médio feita no governo Bolsonaro não trouxe nada de novo e ainda criou um atraso sem precedentes na história da educação brasileira para adequá-la às exigências do Banco Mundial e do mercado financeiro. “O Novo Ensino Médio já nasceu velho, retrógrado e com pouca inclusão da classe trabalhadora na educação. O debate de hoje redireciona e sinaliza para o fato de que outro Ensino Médio é possível e é isso que as entidades, como o Sindicato dos Professores, a CNTE vai lutar para que o Ministério da Educação reformule a Política Nacional para o Ensino Médio de forma que a classe trabalhadora participe dessa reformulação e tenha, de fato, espaço nessa educação pública, laica, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada que desejamos para o povo brasileiro”, finaliza Cláudio Antunes, coordenador da Secretaria de Política Educacional do Sinpro-DF e membro da direção da CNTE.

O Sinpro sugere às escolas programar um momento para transmitir o debate desta terça (7/2), durante a Coordenação Pedagógica.

Acesse o cronograma das palestras, o link da palestra de terça (7) e a apresentação (power point) do professor Adilson César.

 

Link da palestra de hoje:

https://www.youtube.com/watch?v=BCIYBZS2DHE

 

Apresentação do professor Adilson:
https://cdn.sinprodf.org.br/portal/uploads/2023/02/07131747/apresentacao.Sinpro.2023.pptx

 

Link do TV Sinpro realizado em 2022 sobre o tema:

https://www.youtube.com/live/H9apgJLRUz4?feature=share

 

 

Cronograma de palestra da Semana Pedagógica do Sinpro 2023

Atenção – Agenda de cobertura

⭕ De 05 a 11/02 ⭕

 

07/02 – Semana Pedagógica do Sinpro

Horário: 9h

Local: Auditório do Sinpro – SIG

Contato: Diretor Cláudio – 99963-4286

Link: https://www.youtube.com/watch?v=BCIYBZS2DHE

 

 

07/02 – 19h

Semana Pedagógica – Educação de Jovens e Adultos (EJA)

https://www.youtube.com/live/G0jNnQJpFHY

 

 

08/02 – 9h

Semana Pedagógica – Currículo em Movimento

https://www.youtube.com/live/uo0-PD9I0og

 

 

09/02 – 14h

Semana Pedagógica – Contrato Temporário

https://www.youtube.com/live/uSzcBmQiUJY

 

 

PLAYLIST

https://www.youtube.com/watch?v=bCuB_U-kCE4&list=PL_EUaQjoaAvuU5aLDbCXoAjjnrGk3q9xx

 

09/02 – Assembleia Geral para eleger delegados/as para a plenária da CNTE

Horário: 19h

Local: Auditório do Sinpro

 

11/02 – Encontro de Mulheres Educadoras

Horário: 9h

Local: Chácara do Sinpro

Contato: Diretora Mônica – 99163-7722

MATÉRIA EM LIBRAS