Sinpro inaugura exposição permanente Chico Mendes Herói do Brasil

Nesta segunda-feira (4), a partir das 14h , o  espaço Educador Chico Mendes, na Chácara do Professor (Núcleo Rural Alexandre Gusmão, em Brazlândia) será palco do seminário “Extrativismo e Sustentabilidade: lições aprendidas e caminhos por percorrer”. O Seminário será um momento para reflexão e debate sobre o legado de lutas e a trajetória de vida de Chico de Mendes, grande  seringueiro, sindicalista, ativista político brasileiro e defensor da floresta Amazônica. A atividade antecede a inauguração da exposição permanente “Chico Mendes Herói do Brasil”  logo mais, às 17h30.

A mostra é fruto de uma parceria entre o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri-Acre, o Memorial Chico Mendes e o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS).

Produzida pela Revista Xapuri Socioambiental, a exposição é composta por quadros impressos em papel canvas, com molduras em madeira de demolição, dentre os quais se destacam o bilhete de Chico Mendes para a juventude do futuro, o Projeto Seringueiro (primeira escola para extrativistas no Estado do Acre), os Empates (método de resistência pacífica contra o desmatamento as várias formas de organização e resistência em defesa da Amazônia e dos povos que nela e dela vivem.

O título “Chico Mendes Herói do Brasil” corresponde também ao texto de abertura da exposição, escrito pelo presidente Lula para o livro Vozes da Floresta, publicado pela Xapuri por ocasião dos 20 anos do assassinato do Chico Mendes, em 2008.

A atividade contará com a presença de Angela Mendes, filha de Chico Mendes; Raimundo Mendes de Barros, primo e companheiro de lutas de Chico Mendes; Júlia Feitoza Dias, companheira de lutas e apoiadora de Chico Mendes no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri; Joaquim Correa de Souza Belo, presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e mais de 30 lideranças comunitárias do movimento extrativista da Amazônia e dos demais biomas brasileiros.

Confira a programação abaixo: