Sinpro e Sinproep juntos no combate à ingerência do CREF

Diretores do Sinpro, o diretor jurídico do Sinproep, Rodrigo de Paula, e representantes da Secretaria Distrital do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE-DF) se reuniram com professores(as) de Educação Física na última terça-feira (03) para tratar da Circular Nº 28/2017, que impõe a estes profissionais a obrigatoriedade do registro ao Conselho Regional de Educação Física do Distrito Federal (CREF-DF), ainda que dedicados exclusivamente ao magistério. Os professores da rede privada sofrem com a mesma ingerência do CREF, fato que tem colocado os profissionais das redes pública e privada cada vez mais unidos neste enfrentamento.
Historicamente o Sinpro tem combatido a ação do CREF de ingerência nas escolas públicas, uma vez que os professores que atuam na rede já cumpriram as exigências para exercer tal função.
Durante a reunião o Sinpro informou que a Procuradoria Geral do Distrito Federal (PGDF) analisa a exigência de registro. Diretores do sindicato se reuniram com a PGDF no dia 25 de setembro e na ocasião os dirigentes sindicais questionaram a atitude da Secretaria de Educação do DF de enviar uma circular às escolas da rede pública sobre uma questão que ainda está sub judice (sob o juízo), portanto, sem nenhuma decisão definitiva da Justiça.
Manoel Alves, diretor do Sinpro, explicou que o sindicato realizou algumas reuniões com o governo do DF para debater o tema e confirmou que a cobrança está sob efeito suspensivo, uma vez que qualquer ação que envolva o Estado precisa ser julgada em segunda instância, fato que ainda não ocorreu. “O Sinpro está lutando e a recomendação é que os professores aguardem os desdobramentos da ação. Neste momento é muito importante manter a união para enfrentar esta situação”.
Entre os próximos passos da luta estão a realização de uma audiência pública, a produção de material informativo para distribuição junto à população e uma campanha permanente de “Fora CREF” nas escolas públicas.


Fotos: Deva Garcia