Sinpro-DF lança Coletivo de Meio Ambiente

Na última segunda-feira, dia 6, o Coletivo de Meio Ambiente do Sinpro realizou sua reunião inaugural. Fruto do acúmulo de muitos educadores e educadoras na luta em defesa do meio-ambiente, o coletivo foi uma deliberação do 9º Congresso dos Trabalhadores em Educação e está vinculado à Secretaria de Política Social.
 
Professores e professoras debateram a necessidade urgente de resistir às políticas de destruição do meio-ambiente; os cruéis ataques promovidos pelo agronegócio sob as bênçãos do governo golpista; e, especialmente, as tarefas políticas e organizativas do novo coletivo nesse contexto.
 
Algumas das demandas identificadas foram: aprofundar opiniões políticas sobre a questão ambiental; formular ações sob uma perspectiva pedagógica (curriculum, educação socioambiental, educação no campo, a situação da merenda); e sistematizar as bases teóricas da questão ambiental, sob uma perspectiva da classe trabalhadora. A ocupação do espaço da Chácara do Professor; e a importância de relacionar esse debate com o patrimônio cultural da cidade também foram pontos levantados para o trabalho do coletivo.
Dois encaminhamentos da primeira reunião são tarefas para os próximos meses: a intervenção do Sinpro no Fórum Mundial da Água (FAMA), que acontece entre 17 e 19 de março de 2018 em Brasília; e o concurso que será elaborado ao 10º Congresso dos Trabalhadores em Educação (maio/2018), que reunirá as principais experiências pedagógicas das escolas do DF com a questão ambiental.
Para Gabriel Magno, coordenador da Secretaria de Política Social do Sinpro-DF, a criação do coletivo é um passo muito importante. “Hoje, diversas escolas têm projetos de educação socioambiental, inclusive, em interação com as comunidades. Uma tarefa do coletivo será, justamente, contribuir para a articulação dessas iniciativas, e o 10º CTE será um espaço privilegiado para isso”, afirma.
 
A reunião contou com a presença da secretária de meio-ambiente da CUT-DF, Vanessa Sobreira. A participação no coletivo de meio-ambiente do Sinpro é aberta, e a próxima reunião já está agendada para 27 de novembro no auditório do sindicato.
 
Texto: Alessandra Terribili