Sinpro esclarece erro sobre escolas organizadas em ciclos e convoca categoria para protesto contra BNCC nesta sexta (15)

Uma informação errada, veiculada pelas TVs, está causando confusão no magistério público do Distrito Federal. Diferentemente do que foi divulgado pelo DF TV, na noite desta quinta-feira (14), de que a política de ciclos havia acabado, a diretoria colegiada do Sinpro-DF informa que o Bloco Inicial de Alfabetização das escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal continua.
A alteração que o Conselho de Educação efetuou para os ciclos não atinge as escolas da rede pública do DF. Porém, atinge apenas as escolas da rede privada, que poderão optar ou não em ficar na escola ciclada. Na rede pública de ensino, em especial o primeiro bloco (ou Bloco Inicial), continua como está.
A diretoria do Sinpro-DF esclarece que as escolas privadas entraram na Justiça contra a proibição de retenção porque esse setor da educação tem uma concepção puramente mercantilista e, por ter essa visão, eles tentaram impedir isso nas suas unidades escolares e fazendo com que o Conselho de Educação tivesse de torná-la optativa. A retenção para o Bloco Inicial de Alfabetização continuará ocorrendo apenas no terceiro ano, conforme o art. 1º da Resolução nº 03/2017, do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF).
Todavia, é importante a categoria estar atenta porque, como, atualmente, a maioria dos membros do Conselho Nacional de Educação (CNE) é indicada pelo Ministério da Educação de um governo ilegítimo em curso, tem prevalecido a concepção privatista que, certamente, irá afetar as políticas públicas de inclusão por meio da educação.
É por isso que a diretoria do Sinpro-DF e as lideranças sindicais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizarão ato público contra a BNCC deste governo ilegítimo, às 9h, no CNE, local em que se pretende votar centenas de prejuízos contra a educação pública no país.
Professores(as) e orientadores(as) educacionais, somente nossa unidade e participação assegurarão uma escola pública de qualidade com condições dignas de trabalho!