Sinpro-DF dá boas-vindas e deseja um excelente retorno às aulas

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Essa frase está na obra “A Pedagogia da Autonomia”, do educador, pedagogo, filósofo e Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, explica que ensinar pressupõe relação dialógica, na qual docente e discente interagem dialeticamente com perguntas e busca de respostas para a problematização em curso. Inspirado nessa citação e em toda a obra do educador, a diretoria colegiada do Sinpro dá as boas-vindas a todos(as) os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais na volta às aulas de 2023.

Com o início da semana pedagógica, que começa nesta segunda-feira (6/2), e a volta às aulas com os(as) estudantes a partir do dia 13/2, a diretoria deseja a todos e todas um bom retorno às atividades letivas e lembra que 2023 marca o início de um novo tempo de reconstrução do Brasil. A esperança de um futuro melhor ressurge com o novo governo federal. Portanto, o futuro é agora e a Educação é uma condição essencial para que a sociedade do Distrito Federal seja melhor. A escola pública é o espaço natural de construção dos diversos saberes, respeitando a diversidade, as várias experiências que as comunidades escolares trazem de seus espaços de convivência.

No Distrito Federal, temos o imenso desafio de fazer com que o velho governo reeleito não continue com as ações obsoletas e antipopulares do governo anterior e fortalecer nossa mobilização para fazer com que esse velho governo estabeleça novas práticas a partir de nossa mobilização, unidade e capacidade de dialogar com as comunidades escolares. É importante considerar que a prática ultrapassada de considerar a educação uma mercadoria deve ser eliminada para sempre. A educação é um direito fundamental e humano que não deve ser mercantilizado, privatizado e muito menos militarizado.

Além disso, e principalmente, este ano temos o desafio de impulsionar a luta pela nossa pauta financeira, que está há quase 8 anos sem reajuste; fortalecer a luta para garantir o cumprimento da Lei da Gestão Democrática; intensificar nossas mobilizações e produções acadêmicas contra a militarização da escola pública. Defendemos, intransigentemente, a educação pública, gratuita, laica, inclusiva, libertadora, democrática, de qualidade socialmente referenciada, e, para além do conhecimento, ser capaz de formar cidadãs e cidadãos críticos e não somente uma mão de obra robotizada para servir ao mercado empresarial capitalista.

Enfim, para 2023, saudamos a todos, todas e todes e desejamos um excelente novo ano letivo!