Sinpro-DF convoca categoria para pressão urgente e diária contra a PEC 32
Esta é uma semana decisiva para os(as) servidores(as) públicos(as) brasileiros(as). Os políticos do Centrão e partidos de direita estão ansiosos para votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020. Correm como loucos para privatizar e extinguirem os serviços públicos no Brasil.
A diretoria colegiada do Sinpro-DF convoca a categoria para pressionar os(as) deputados(as) federais indecisos e favoráveis ao conteúdo da PEC 32/2020, a reforma administrativa do governo Bolsonaro. Está prevista para esta semana a votação de novo parecer do relator, deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), na comissão especial que analisa a proposta.
O próprio relator anunciou, na semana passada, que apresentará um substitutivo nesta semana, dizendo que “muitas considerações trazidas serão acatadas, afastando boa parte da proposta original”. No entanto, o texto da reforma administrativa não tem conserto: ele é uma peça política da bancada empresarial, que é a maioria dos parlamentares eleitos em 2018, a qual visa a extinguir os serviços públicos do Brasil para serem explorados pela iniciativa privada.
“A PEC 32, reforma administrativa do governo Bolsonaro/Paulo Guedes, é um documento devastador e perverso contra o povo brasileiro, que promove uma verdadeira revogação da Constituição de 1988 com o objetivo de favorecer um grupelho de empresários e para transformar cargos públicos em cabide de emprego. É preciso cobrar dos(as) parlamentares o respeito e a rejeição total a esse documento de ataque aos serviços e servidores públicos”, alerta a diretoria colegiada do Sinpro-DF.
Em audiência pública realizada pela Câmara dos Deputados, na semana passada, os(as) trabalhadores(as) pediram o arquivamento e eliminação total da PEC 32. Especialistas em direto administrativo e em gestão pública informam que essa proposta é devastadora para o Brasil e para servidores públicos atuais e futuros.
Na audiência, Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) rebateu a ideia do governo federal de que a PEC vai reduzir os gastos públicos e tornar o Estado mais eficiente. Ele explicou que a economia deve servir às pessoas e não o contrário.
“Por que 11 brasileiros se tornaram bilionários durante a pandemia? Precisamos descentralizar e não concentrar recursos nas mãos de poucos. Precisamos fazer com que a economia atue para as pessoas”, defendeu Araújo Filho. Segundo ele, a PEC 32/21 deve ser rejeitada por restringir os direitos da população e de servidores públicos e por transformar o Estado brasileiro “em um grande balcão de negócios”.
A diretoria do Sinpro-DF mostra que a PEC 32/21 propõe um radical e profundo desmonte do Estado brasileiro. “A aprovação dessa proposta do governo Bolsonaro representa a quebra de contrato de direito constitucional, o desmonte das políticas atuais, com redução do acesso a serviços públicos, além de comprometer a qualidade dos serviços”.
Um dos problemas graves apontados pela diretoria é que a PEC 32 acaba com a impessoalidade nos serviços públicos. “O modelo de contratação proposto pelo governo Bolsonaro e seus apoiadores prevê o contrato de experiência como fase final do concurso público, em substituição ao estágio probatório. Ou seja, prevê uma espécie de adicional de seleção que rompe com a impessoalidade. O trabalhador e a trabalhadora poderão não ser efetivado/efetivada caso exista interesse na contratação de algum(a) apadrinhado(a) político(a) que esteja atrás na classificação”, observa.
Por isso e muito mais, o Sinpro-DF convoca a categoria a manter a pressão todos os dias, a partir desta segunda-feira (23), e durante toda a próxima semana, contra a PEC 32, exigindo dos indecisos e dos favoráveis a isso a rejeição completa e o arquivamento desse ataque mortal ao Estado brasileiro.
Convoca também todos(as) os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais para participar do tuitaço realizado toda segunda-feira, às 19h, contra a PEC 32. Hoje (23/8), por exemplo, haverá tuitaço às 19h com a hashtag #PEC32VaiPiorar. Participe! Defenda seu emprego, seu salário e o Estado brasileiro!
Sua participação nas mobilizações virtuais e presenciais são fundamentais para impedir o desmonte total dos serviços públicos!
CONVENÇA OS/AS INDECISOS/AS
Dep. Acácio Favacho
PROS-AP
https://twitter.com/AcacioFavacho
Dep. Alceu Moreira
MDB-RS
https://www.facebook.com/depalceumoreira/
https://twitter.com/@Alceu_Moreira
Dep. Alex Manente
CIDADANIA-SP
https://www.facebook.com/alexmanente/
Dep. Neucimar Fraga
PSD-ES
https://www.facebook.com/neucimar.fraga/?_rdc=2&_rdr
https://www.instagram.com/neucimarfraga55/
PRESSIONE E COBRE DOS/AS FAVORÁVEIS
Dep. Alcides Rodrigues
PATRIOTA-GO
https://www.facebook.com/alcidesrodrigues4444/
Dep. Aroldo Martins
REPUBLICANOS-PR
https://www.facebook.com/aroldomartinsoficial/
Dep. Arthur Oliveira Maia
DEM-BA
https://www.facebook.com/arthur.oliveiramaia
Dep. Átila Lira
PP-PI
Dep. Capitão Alberto Neto
REPUBLICANOS-AM
https://www.facebook.com/capitaoalbertoneto/
Dep. Capitão Augusto
PL-SP
https://www.facebook.com/capitaoaugustooficial/
https://twitter.com/capitaoXaugusto
Dep. Coronel Tadeu
PSL-SP
https://www.facebook.com/coroneltadeu/
Dep. Darci De Matos
PSD-SC
https://www.facebook.com/Depdarcidematos
Dep. Diego Garcia
PODEMOS-PR
https://www.facebook.com/diegogarciapr
Dep. Euclydes Pettersen
PSC-MG
https://m.facebook.com/EuclydesPettersenOficial/
Dep. Fernando Monteiro
PP-PE
Dep. Kim Kataguiri
DEM-SP
https://www.facebook.com/kataguiri.kim/
Dep. Lincoln Portela
PL-MG
https://www.facebook.com/deputadolincolnportela/
Dep. Marcelo Moraes
PTB-RS
https://www.facebook.com/depmarcelo.moraes
Dep. Márcio Labre
PSL-RJ
https://m.facebook.com/marciolabreoficial/
Dep. Reinhold Stephanes Junior
PSD-PR
https://m.facebook.com/reinholdstephanesjunior/
Dep. Sebastião Oliveira
AVANTE-PE
https://twitter.com/StephanesJr
Dep. Tiago Mitraud
NOVO-MG
https://m.facebook.com/TiagoMitraud/
https://www.instagram.com/tiagomitraud/