Sinpro-DF convoca categoria para o Dia do Basta na sexta-feira (10/8)

A diretoria colegiada do Sinpro-DF convoca a categoria para o Dia do Basta. O ato público será realizado nesta sexta-feira (10/8), na Praça dos Aposentados, situada atrás do CONIC. Haverá aula pública: uma às 9h e, outra, às 14h, com estudantes do ensino médio e professores(as) em coordenação.
Na aula pública serão denunciados todos os prejuízos que a população brasileira está acumulando com as reformas impostas pelo governo ilegítimo de Michel Temer. Precisamos dar um basta às retiradas de direitos! O Dia do Basta é uma atividade de luta, organizada pela CUT Nacional e realizada em todo o país. A participação dos(as) professores(as) e orientadores(as) da rede pública de ensino do DF foi aprovada na última Assembleia Geral da categoria, em 26 de junho.
Basta de ingerência privatista em todos os níveis da educação pública e gratuita brasileira. Basta ao desmonte das políticas educacionais, desde o ensino básico até o superior. Basta ao desmonte das universidades públicas e da pesquisa científica. Exigimos o fim da BNCC e a revogação da reforma do ensino médio e da Emenda Constitucional nº 95, de 2016, que congelou por 20 anos os investimentos do dinheiro do Orçamento da União nos setores sociais. Apoiado nessa nefasta emenda constitucional, o governo ilegítimo decidiu retirar todo o investimento público estatal das pesquisas científicas em curso no Brasil.
Basta de desemprego, de privatizações, do desmonte da educação e da saúde, de aumento dos preços, como o do gás de cozinha e o de combustíveis. Basta de perseguição política a quem luta por um país soberano, desenvolvido, independente, por uma sociedade brasileira mais justa: basta de perseguição a Lula. Precisamos dar um basta definitivo na ameaça de reforma da Previdência, que poderá ser retomada após as eleições.
É preciso dar um basta a todas as reformas que impedem a geração de emprego, a garantia da moradia e muitos outros direitos que estão sendo, dia a dia, excluídos da vida dos brasileiros. O Dia do Basta é um protesto contra todas as privatizações realizadas por este governo ilegítimo e que gera prejuízos para classe trabalhadora hoje e sepulta o futuro de nossos filhos e filhas. Basta de subdesenvolvimento, subserviência e atraso!
Professores(as) e orientadores(as) educacionais, participem do Dia do Basta! A nossa união é o que irá garantir o fim dos retrocessos.
Confira, a seguir, notas da CNTE e da CUT Brasília sobre o Dia do Basta.
DIA DO BASTA | Grito do dia 10 de agosto deve ser dito por toda classe trabalhadora
Diga Não à BNCC do ensino médio e à reforma
Dia do Basta: em defesa da democracia e do petróleo para a educação