Sinpro-DF convida a todos e todas para a Conferência Livre da 2ª Conape Distrital

O Sinpro-DF convida a todos e todas para a Conferência Livre com o tema “A gestão democrática no DF”, a ser realizada na sexta-feira (3/9), às 18h. O debate será virtual, transmitido pelo canal do Sinpro-DF no YouTube. Embora seja aberta ao público, só poderá participar da Conferência Livre quem se inscrever pelo formulário disponibilizado no site do sindicato.

A Conferência Livre terá como palestrantes Vânia Rego, professora aposentada da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEE-DF) e mestra em gestão e políticas educacionais pela Universidade de Brasília (UnB), e Júlio Barros, professor da SEE-DF, coordenador do Fórum Distrital de Educação (FDE), diretor do Sinpro-DF e mestre em Educação pela UnB.

Essa atividade faz parte da 2ª Conferência Distrital Popular de Educação (2ª Conape Distrital), que, por sua vez, é uma etapa anterior e preparatória da II Conferência Nacional Popular de Educação 2022 (Conape 2022), a ser realizada em Natal, Rio Grande do Norte, entre 15 e 17 de julho do ano que vem.

Além do debate do dia 3/9, 2ª Conape Distrital terá mais seis conferências regionais entre os dias 9/9 e 5/10 deste ano. Para participar das conferências será necessário fazer a inscrição no site do sindicato, que por sua vez, irá disponibilizar o link da sala do Zoom especificamente ao e-mail da pessoa interessada. Confira, no final deste texto o calendário com as datas, horários, temas e regionais. As conferências regionais serão todas virtuais pela plataforma Zoom.

“Assim como a Conferência Livre do dia 3/9, as Conferências Regionais do DF são abertas ao público. No entanto, para participar delas basta se inscrever até um dia antes da realização de cada conferência regional, dizendo a qual conferência regional a pessoa pertence e pleiteia a inscrição pertence, em qual eixo e em qual polo/cidade deseja participar”, explica Júlio Barros, professor da rede pública do DF, diretor do Sinpro-DF, coordenador do FDE. Os links para inscrição estão disponíveis, a seguir, no intertítulo “Inscrições”.

Barros destaca que o FDE é responsável por toda a organização/realização da Conape em parceria com o Sinpro-DF, movimento sindical e movimentos sociais. Vilmara Pereira do Carmo, diretora do Sinpro-DF, também observa que, diferentemente de alguns estados, o movimento docente do Distrito Federal não irá participar da Conferência Nacional de Educação (Conae) porque no governo Jair Bolsonaro ela foi completamente descaracterizada do seu objetivo e não tem o caráter democrático. “Por isso, faremos as conferências livres e regionais para que sejam democráticas e a comunidade escolar possa participar desse importante processo de mobilização. Vale lembrar, ainda, que a participação na II Conape 2022, em julho de 2022, em Natal, está condicionada à participação em uma das conferências regionais ou na Conferência Livre”, explica Vilmara Pereira do Carmo, diretora do Sinpro-DF.

Inscrições

Para se inscrever na Conferência Livre do dia 3 de setembro, basta clicar no FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:

Conferência Livre – Debate: A gestão democrática no DF
Link de inscrição: https://www.sinprodf.org.br/CLivre3921

Eixo I – Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda
Link de inscrição: https://www.sinprodf.org.br/eixo-i-decadas-de-lutas-e-conquistas-sociais-e-politicas-em-xeque-o-golpe-a-pandemia-e-os-retrocessos-na-agenda-brasileira/

 

Eixo II – PNE, Planos Decenais, SNE, políticas setoriais e direito à educação
Link para inscrição: https://www.sinprodf.org.br/eixo-ii-pne-planos-decenais-sne-politicas-setoriais-e-direito-a-educacao/

 

Eixo III – Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão
Link para inscrição: https://www.sinprodf.org.br/eixo-iii-educacao-direitos-humanos-e-diversidade-justica-social-e-inclusao/

Eixo IV – Valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde
Link para inscrição: https://www.sinprodf.org.br/eixo-iv-valorizacao-dos-profissionais-da-educacao-formacao-carreira-remuneracao-e-condicoes-de-trabalho-e-saude/

Eixo V – Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social
Link de inscrição: https://www.sinprodf.org.br/eixo-v-gestao-democratica-e-financiamento-da-educacao-participacao-transparencia-e-controle-social/

Eixo VI – Construção de um projeto de Nação soberana e de Estado democrático em defesa da democracia
Link para inscrição: https://www.sinprodf.org.br/eixo-vi-construcao-de-um-projeto-de-nacao-soberana-e-de-estado-democratico-em-defesa-da-democracia/

 

Para quem quiser apenas acompanhar a 2ª Conape Distrital sem estar na sala do Zoom, basta clicar no link do YouTube a seguir: https://youtu.be/7Ovp8TtrIpY

 

 

 

Mobilização

Desde abril deste ano, o segmento educacional, em todo o País, se mobiliza para realizar, em 2022, a II Conferência Nacional Popular de Educação – Conape 2022. A Conape tem contado com as etapas estaduais. Na capital do País, a etapa distrital foi deflagrada no dia 24 de junho, em audiência pública na Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

“Ou seja, a Conape 2022 é precedida pela conferência distrital, a ser realizada em novembro de 2021, e pelas conferências nas cidades, que serão agrupadas em polos e acontecerão nos meses de setembro e outubro. Todas serão realizadas em formato remoto”, explica Júlio Barros.

Ele informa que as conferências nas cidades escolherão delegados e delegadas para a conferência distrital, a qual, por sua vez, escolherá delegados e delegadas à participação na II Conferência Nacional Popular de Educação, que será em formato presencial, em Natal, nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2022, no Centro de Convenções, em Ponta Negra.

Além dessas atividades, serão realizadas conferências livres e temáticas, que poderão ser realizadas pelos polos de cidades/Distrito Federal/entidades/movimentos/universidades, entre outros, a partir de temas e articulações específicas. “As conferências são espaços de encontros virtuais de formação, comunicação e mobilização social para as pessoas dispostas a participarem do debate sobre educação, que possuem, inclusive, característica preparatória, no sentido de influenciar as deliberações das conferências em suas etapas intermunicipais, estadual e nacional”, afirma Barros.

Ele explica que “todas essas atividades constituem espaços de resistência e luta pela democracia, em seu mais amplo sentido, e pelos direitos sociais, o que inclui a luta pela educação pública e popular, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade social, com gestão pública, desde a educação infantil até a pós-graduação”.

“No contexto histórico que vivemos de profundos ataques à educação pública, tanto em relação ao financiamento quanto a sua autonomia, a Conape assume destacada relevância. Ela se revela espaço de resistência e luta em defesa da educação pública, inclusiva, emancipatória, vinculada à sociedade”, acrescenta Olgamir Amancia Ferreira, decana de Extensão da UnB.


Centralidade

A centralidade da Conape 2022, segundo Júlio Barros, está na defesa do Plano Nacional de Educação (PNE), da agenda de instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE) e, no caso de Brasília, do Plano Distrital de Educação (PDE) e do Sistema Distrital de Educação, e da intransigente defesa do Estado democrático de direito e dos direitos sociais.

Além do mais, toda a mobilização em torno de sua realização coincide com o ano em que comemoramos o centenário de Paulo Freire, Patrono da Educação Nacional, reforçando, assim, o seu caráter mobilizador, de organização e fortalecimento de uma plataforma comum de lutas, profundamente associadas aos valores políticos e proposições pedagógicas desse importante brasileiro.

“O objetivo de toda essa mobilização é aprofundar a discussão na sociedade civil (e em especial nos setores e segmentos da educação nacional) a defesa do estado democrático de direito, da constituição federal de 1988, do PNE e de um projeto de Estado que garanta educação pública com a mais ampla abrangência, de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todos, todas e todes”, declara o diretor do Sinpro-DF.

Desafios

Entre os desafios postos a todos esses movimentos comprometidos com esses objetivos, estão:

  1. a) o fortalecimento do Estado democrático de direito, a democracia, a participação e a justiça social;
  2. b) a potenciação da confiança nos diversos sujeitos da educação – profissionais da educação, estudantes, pais/mães/responsáveis, gestore(a)s de instituições e sistemas educativos – no sentido da materialização de processos formativos e avaliativos contextualizados, vinculados a projetos educacionais democráticos e emancipatórios;
  3. c) acompanhamento e avaliação das deliberações da CONAPE 2018, verificar seus impactos e proceder com as atualizações necessárias para a efetiva participação e incidência na elaboração da política nacional de educação, em uma plataforma comum de lutas para a educação nacional e nos territórios;

(d) Monitorar e avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação e  do Plano Distrital de Educação , com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global dos planos, e indicar ações para promover avanços nas políticas públicas educacionais e instituir, por lei complementar, o Sistema Nacional de Educação (SNE).

 

Calendário das Conferências Regionais do DF

 

 

 

 

Conferências da Universidade de Brasília (UnB)

O Sinpro-DF convida a todos e todas para participar também, a partir desta quarta-feira (25), 14h, dos debates da Etapa Distrital promovidos pela Universidade de Brasília (UnB). As atividades da UnB começam nesta quarta (25) e vão até sexta-feira (27). Os debates são abertos ao público. Para participar, basta acessar o canal do Decanato de Graduação da UnB no YouTube (confira os links na programação ao final da matéria).