Sinpro-DF cobra quitação de dívida do GDF com professores; Ibaneis diz que vai pagar

A Comissão de Negociação do Sinpro-DF se reuniu com representantes do Governo do Distrito Federal nesta quinta-feira (14/10) para, entre outros pontos, cobrar o pagamento da última parcela do reajuste salarial conquistado pela categoria do magistério público em 2012 e devida desde setembro de 2015. Pelas redes sociais, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que realizará o pagamento.

Embora tenha feito o anúncio com pompa, Ibaneis tentou várias manobras para não cumprir a lei que determina a quitação da dívida com professores(as) e orientadores(as) educacionais das escolas públicas do DF. Ele chegou a assinar de próprio punho Ação Direta de Inconstucionalidade (Adin) protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender processos e a eficácia da lei que determina o pagamento da última parcela do reajuste salarial concedido ao magistério público. O pedido, última cartada de Ibaneis, foi rejeitado pelo STF.

Em março deste ano, estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) constatou que, se levados em consideração os valores devidos desde setembro de 2015, quando a tabela salarial atualizada deveria começar a valer, professores inseridos na classe A, com graduação, têm a receber do GDF, em média, R$ 18.800.

A Comissão de Negociação do Sinpro-DF afirma que a luta é para que o pagamento da última parcela do reajuste salarial de 2012 seja feito com os retroativos. O grupo ressalta que a exigência do pagamento sempre foi feita de forma contunde e se manterá dessa forma até a quitação da dívida, que é direito da categoria e dever do GDF.