Sinpro-DF celebra o Dia Internacional da Mulher com roda de conversa sobre lutas e resistências

O Sinpro-DF realiza, nesta segunda-feira (8), uma roda de conversa virtual para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A atividade faz parte do “Março Feminista Antirracista Unificadas DF e Entorno”, iniciativa em curso para marcar o mês de março, como séries de lives, debates, publicação de matérias, reportagens, artigos entre outras ações.

 

O debate a ser realizado pelo Sinpro-DF, na segunda, será transmitido, a partir das 16h, em todas as redes sociais do Sinpro-DF (YouTube, Instagram e Facebook) e pela TV Comunitária de Brasília (TV Cidade Livre), no canal 12 da NET e em suas redes sociais. Confira os endereços virtuais no final deste texto.

Este ano, as celebrações do sindicato do Dia Internacional da Mulher contam com a participação especial da mineira Cida Mendes, a Concessa – personagem que a atriz interpreta no seu canal do YouTube “Tecendo Prosa”, que tem mais de 300 mil inscritos.

Intitulada “8 de Março – Uma data marcada por lutas e resistências”, a atividade virtual do Sinpro-DF traz para a discussão cinco temas cotidianos e primordiais para a categoria: violência doméstica, precarização do trabalho da educadora na pandemia, educação como instrumento que liberta, a cultura como instrumento de resistência e reforma administrativa.

 

“A unificação dos movimentos de mulheres na última década, nas ações do 8 de Março, nos aponta que é possível avançar e conquistar a emancipação das mulheres. Temos muito a construir e conquistar”, afirma Vilmara Pereira do Carmo, coordenadora da Secretaria de Mulheres do Sinpro-DF.

 

Ruth Brochado, diretora do Sinpro-DF e integrante da Secretaria de Mulheres, destaca que “o 8 de Março é uma construção de resistência permanente!” Para falar dos assuntos, o sindicato reuniu parlamentares e dirigentes sindicais da própria educação do Distrito Federal, afinal, ninguém melhor do que as sindicalistas para retratar o problema que aflige a categoria e discutir com professoras(es) e orientadoras(es) educacionais a situação e o papel da mulher na sociedade, na família, na escola e no mercado de trabalho.

 

Mônica Caldeira, diretora do Sinpro-DF e também da Secretaria de Mulheres, avalia que “não avançaremos na construção de um mundo justo e igualitário enquanto o machismo continuar matando as mulheres e continuar na impunidade”.

Assim, participarão do debate a deputada federal Erika Kokay (PT-DF); Vilmara Pereira do Carmo, coordenadora da Secretaria de Mulheres do Sinpro-DF; Mônica Caldeira e Ruth Brochado, diretoras do sindicado e integrantes da Secretaria de Mulheres; Rosilene Corrêa e Berenice D’Arc Jacinto, diretoras do Sinpro-DF e da CNTE; Maria Gilda Costa, diretora do Sinpro-DF; Magnete Guimarães (Meg), diretora do Sinpro-DF e vice-presidente da CUT-DF; Thaísa Magalhães, secretária de Mulheres da CUT-DF; Neliane Cunha, professora de Atividades e integrante da Frente de Mulheres Negras do DF.

 

A diretoria colegiada do Sinpro-DF convida a todas as professoras e orientadoras educacionais, bem como professores e orientadores, para participar da atividade. Em tempos de pandemia descontrolada e ameaças de volta às aulas sem vacinação da categoria e de todo tipo de ataque à educação, aos serviços e ao funcionalismo públicos, é preciso debater os vários tipos de violências que vão desde a violência imposta à mulher por questões de gênero e a doméstica até os ataques ao direito à educação pública e aos serviços que o Estado tem de prestar ao seu povo.

 

Professora(or) e orientadora(or) educacional, nossa vitória depende de nossa força que, por sua vez, depende de nossa união e participação no sindicato!

 

Confira, a seguir, os endereços das redes sociais do Sinpro-DF e TVCom para acessar a live do Dia Internacional da Mulher.

Sinpro-DF
YouTube: /sinprodf ; Instagram: /sinprodf; Facebook: /sinprodf

TV Comunitária de Brasília (TV Cidade Livre)
Canal 12 da NET; YouTube: /tvcomdf; Instagram: /tvcomdf ; Facebook: /tvcomdf

Matéria em LIBRAS