Sinpro comemora o Dia Mundial da Arte na luta pela revogação do NEM

Celebrado mundialmente no dia 15 de abril, o Dia Mundial da Arte de 2023 está repleto de significados. No Distrito Federal, por exemplo, além de comemorar a importância das sete artes, o Sinpro destaca a luta da categoria, das comunidades acadêmicas, científicas e escolares e do movimento sindical pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM) como um dos principais motes desta data comemorativa e, sobretudo, de valorização da Arte.

O NEM é um dos principais inimigos da Arte enquanto produção artística e como disciplina lecionada nas escolas. Basta ver o que foi feito com os setores da Cultura e da Educação nos governos autoritários do golpe de 2016: Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL). O objetivo desse projeto é esvaziar o currículo do Ensino Médio até corroer, completamente, o direito social à educação contido na Constituição. Ele retira do currículo escolar do Ensino Médio a obrigatoriedade de muitas disciplinas fundamentais para a formação humanística e cidadã, dentre elas, a Arte. Os prejuízos são incontáveis.

“São vários os prejuízos causados pela ausência das Artes na Educação. Os principais deles são a tentativa de inviabilizar toda a produção crítica e criativa ao longo da História, tirando o direito universal à criatividade consciente, construída a partir de um despertar da observação, percepção e sensibilidade, o que fomenta a imaginação e a criatividade crítica de enxergar para além daquilo que simplesmente se vê. A arte em sua complexidade torna o espaço da educação amplo com um mar de possibilidades”, afirma a professora Jucimeire Barbosa da Silva, professora de arte do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 404 e Centro de Ensino Médio (CEM) 304 de Samambaia.

Ela diz que a arte é vista pelos governos como algo que transforma a sociedade e que amplia horizontes e a criticidade, a produção cultural amplia a diversidade cultural de um Brasil com dimensão continental. “Para um governo autoritário, como foram os governos Temer e Bolsonaro, deixar o fomento cultural crescer é um risco constante, pois é um espaço contestador e de transgressão aos padrões preestabelecidos, numa conjuntura antidemocrática, e de silenciar vozes que denunciam todas as arbitrariedades de um governo fascista, como foi o governo Bolsonaro, que criminalizou a Arte em nosso País”, observa a professora.

Para ela, a eleição do governo Lula foi uma forma de o Brasil voltar a valorizar e dar a devida importância às diferentes disciplinas artísticas. “O governo  Lula  é progressista,  democrático,  acredita  na transformação  da sociedade  a partir  da diversidade  cultural,  do fomento  da produção  cultural, que promove  o empoderamento, a criticidade, que sabe  o quão  importante  é  para  o crescimento  da nação  a importância  que se dá  à  expressividade  artística  em suas diversas  linguagens  e possibilidades,  de um olhar  sensível e humanizado  de oportunidades pra o nosso  País e pode atuar na revogação nesse projeto neofascista e privatista denominado Novo Ensino Médio”, critica.

Dia Mundial da Arte

A data foi criada no 40º Congresso Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2019, para promover o desenvolvimento das sete artes existentes, a saber: Arquitetura, Escultura, Pintura, Literatura, Música, Dança e Cinema. O dia escolhido, 15 de abril, coincide com o nascimento de Leonardo da Vinci, considerado um dos artistas mais importantes da história. Ele foi pintor, escultor, biólogo, engenheiro, desenhista, poeta e arquiteto. A editora Twinkl informa em seu site que, graças a este tipo de evento, são desenvolvidos aspectos importantes, como a criatividade e o conhecimento das diferentes culturas do mundo, o que desempenha papel fundamental na promoção do diálogo e promove o desenvolvimento das pessoas, além de viabilizar um mundo mais pacífico e respeitoso.

A arte enquanto disciplina desenvolve a capacidade de estabelecer vínculos entre as pessoas, além de outras vantagens. No currículo escolar, ela oferece centenas de benefícios aos estudantes, dentre os quais, aumenta a capacidade de concentração, ajuda a desenvolver uma estrutura de pensamento mais complexa, estimula a evolução da criatividade, as pessoas se tornam mais tolerantes, melhora a confiança e a autoestima, desenvolve uma ética de trabalho mais forte.

Estudos mostram que a disciplina “educação artística” no currículo escolar é fundamental porque é inerente ao desenvolvimento da humanidade e é um meio de expressar ideias, pensamentos e sentimentos. “Conhecer a linguagem artística das crianças permitirá seu desenvolvimento intelectual e criativo. Além disso, os alunos poderão valorizar o patrimônio artístico e cultural, especialmente aquele declarado Patrimônio da Humanidade”, afirma o site da editora Twinkl.

MATÉRIA EM LIBRAS