Sinpro cobra pagamento do exercício-findo de 2006

Foi publicado no Jornal Brasília Capital desta quinta-feira (11) uma nota afirmando que a Secretaria de Educação do DF (SEE) está providenciando “adequação orçamentária” para efetuar o pagamento da primeira parcela do exercício-findo referente a 2006 aos(às) professores(as) e orientadores(as) educacionais da rede pública de ensino do DF. Na última reunião da Comissão de Negociação do Sinpro com o Governo do Distrito Federal (GDF), realizada no dia 01 de fevereiro de 2021, mais uma vez cobramos o pagamento e o governo informou que aguardava a confirmação da área financeira para pagar.  

A quitação dessa dívida com a categoria foi anunciada pelo secretário de Educação, Leandro Cruz, em 15 de outubro do ano passado – Dia do Professor. No entanto, desde então, o governo vem adiando o início do pagamento, por, segundo ele, dificuldades de caixa.

Pelo anúncio do secretário, a primeira parcela, correspondente a 2006, deveria ter sido paga em folha suplementar no início de dezembro. Como isto não ocorreu, também em janeiro a assessoria da SEE informou que o pagamento seria feito entre fevereiro e março. A assessoria ainda informou que “a cada mês será realizado o pagamento referente a um ano, começando por 2006, por meio de folha suplementar”.

O exercício-findo são pendências do governo com os(as) servidores(as) não pagas no mesmo ano e que dependem de um decreto do chefe do Executivo para serem quitadas. A estimativa de Leandro Cruz era de que o dinheiro caísse na conta da categoria junto com o salário de novembro, no quinto dia útil de dezembro.

Ainda em dezembro, a secretaria refez a programação e garantiu que a primeira parcela do exercício-findo seria paga no início de janeiro, junto com a folha de dezembro. Mais uma vez a expectativa frustrou a categoria, assim como voltou a se repetir em relação ao salário de janeiro, depositado no quinto dia útil de fevereiro.

O Sinpro continuará cobrando do GDF o pagamento do exercício-findo, assim como o respeito aos direitos dos(as) professores(as) e orientadores(as).

 

 

 

 
MATÉRIA EM LIBRAS