Sinpro cobra da SEE respeito à concessão de vagas para áreas especiais

A Secretaria de Educação do Distrito Federal encerrou, nesta sexta-feira (25), as vagas para a concessão de aptidões para atuação em áreas do ensino especial e escolas de natureza especial. O encerramento foi feito antes do horário determinado pela Circular nº 18, deixando alguns professores prejudicados e algumas áreas, exemplo da educação em sistema prisional.

O Sinpro vai tomar todas as medidas cabíveis para que a circular seja respeitada, inclusive pedindo à Justiça o cancelamento do procedimento. O sindicato já havia dito à SEE que o processo de vagas não poderia ser limitar e que o período fixado não fosse fechado antes do horário, pontos desrespeitados pela secretaria.
“Antes das 17h o Sinpro monitorou denúncias de professores falando sobre o fechamento das inscrições de entrevistas antes do horário estipulado. Isto é um descumprimento das normas legais e o sindicato vai tomar as providências cabíveis”, ressalta o diretor do Sinpro Cláudio Antunes, complementando que professores que estavam agora a tarde na Sede I da SEE não conseguiram realizar a inscrição mesmo com a ajuda de funcionários do setor responsável porque o sistema não permitia, uma vez que a Secretaria de Educação havia limitado o número de vagas. “A comissão de negociação do Sinpro esteve com a equipe da SUBEB, justamente para explicar que a Secretaria de Educação não pode fazer este tipo de limitação dentro do prazo de inscrição, principalmente fazendo um processo sem o número de vagas definido e no meio do processo impor vagas como se tivesse divulgado anteriormente”.
Os(as) professores(as) que se sentirem prejudicados poderão procurar o departamento jurídico do Sinpro para que sejam tomadas as medidas cabíveis. O sindicato também orienta a estes professores que solicitem, via requerimento geral, a inclusão no processo de agendamento de entrevistas, tendo em vista que o sistema da SEE bloqueou os agendamentos.
Concurso de remanejamento