SINPRO agradece parlamentares pelo apoio à greve da Educação

Diversos parlamentares compreenderam as demandas do Magistério Público do DF e necessidade de o governador Ibaneis efetivamente negociar com a categoria em greve. O apoio desses parlamentares foi decisivo para o avanço da pauta de reivindicações e, consequentemente, para a suspensão do movimento paredista.

Por isso mesmo, o SINPRO-DF promoveu um café da na manhã, nesta sexta-feira (2/6), para reunir e agradecer o esforço e a pressão desses parlamentares sobre o GDF.

Recepcionados por diretores do Sindicato, estiveram presentes os deputados federais Érika Kokay (PT-DF) e Reginaldo Veras (PV-DF), assim como os distritais Chico Vigilante (PT), Gabriel Magno (PT) e Max Maciel (Psol). Assessorias presentes representaram os mandatos dos distritais Wellington Luiz (MDB, presidente da CLDF), Ricardo Vale (PT), Paula Belmonte (Cidadania), Dayse Amarilio (PSB), Jorge Viana (PSD) e Fábio Félix (Psol).

“A imortalidade dos educadores e educadoras vem pelo exemplo. Daqui a muito tempo estaremos falando desta greve de 2023. Tenho muito orgulho de cada um de vocês, orgulho deste Sindicato, orgulho das construções que foram feitas com o comando de greve, orgulho das conquistas que vocês arrancaram, e da possibilidae e capacidade de uma categoria que não sai ferida e não sai fazendo com que a greve não acabe dentro da escola, mas em uma assembleia soberana. Podem olhar nos espelhos das suas casas e dizer ‘eu sou professor, eu sou professora, eu sou orientador, eu sou orientadora, e nós construímos a política pública mais generosa e mais potencialmente transformadora na sala de aula”, destacou a deputada federal Érika Kokay (PT-DF).

Para o deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF) “foi muito bonito o que aconteceu nesse movimento grevista porque tinham muitos educadores jovens nas assembleias, o que fortaleceu significativamente o movimento, somado ao foto de termos agregado os professores substitutos. É muito importante continuar este trabalho de mobilização, principlamente trazendo novos adeptos para o Sindicato”.

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) enfatizou a tentativa do GDF em utilizar o Judiciário para interromper a greve. “Houve a ameaça do corte de ponto, como também a multa diária ao Sinpro. Mas esta diretoria é de luta. Não se curvou em nenhum momento e buscou todos os apoios possíveis”, disse.

“Não foi toda a vitória necessária, mas foi um passo fundamental mais uma vez. Uma verdadeira aula de cidadania”, afirmou o deputado Max Maciel (Psol).

Já o deputado distrital e professor Gabriel Magno (PT) enfatizou a absoluta confiança na atual direção do Sinpro para conduzir a luta e de conduzir uma categoria tão grande como a nossa. Pela ação, organização e mobilização de vocês, o Legislativo local ficou três semanas sem votar nada. Com tanta mobilização, Ibaneis fez o impensável, teve que negociar com uma categoria em greve – coisa que afirmou, inclusive na televisão, que jamais faria. A proposta apresentada não é a ideal, nunca é, mas avançamos muito nos direitos e no fortalecimento da carreira e na valorização dos educadores”.

MATÉRIA EM LIBRAS