Sindsep completa 27 anos de lutas e conquistas e comemora com festa no dia 5

O Sindsep-DF prepara uma grande festa para comemorar junto com seus filiados 27 anos de atividades políticas e sindicais. Fundado em 28 de agosto de 1987, o Sindsep-DF foi o primeiro sindicato de servidor público no Brasil, criado antes mesmo da promulgação da Constituição brasileira de 1988. O evento será no dia 5 de setembro, no Minas Brasília Tênis Clube. A comemoração terá como atrações a cantora Rosemaria, a dupla sertaneja Pedro Paulo & Matheus e a banda Squema Seis. Ingressos serão distribuídos aos filiados na sede do sindicato e nas Seções Sindicais nos locais de trabalho.
A trajetória de lutas do Sindsep-DF remonta à própria história da CUT Brasília, da qual participou ativamente da fundação há 30 anos, ainda na condição de associação, vez que naquela época os servidores públicos não podiam ter representação sindical. Inclusive, a servidora Maria Laura Sales Pinheiro integrou a primeira direção estadual da CUT Brasília.
Fruto de uma luta pioneira e da determinação dos servidores em se organizar para barrar as investidas contra a categoria e avançar nas conquistas, o Sindsep-DF foi o primeiro sindicato de servidor público no Brasil, fundado em 28 de agosto de 1987, apenas três após a criação da CUT local e antes mesmo da Constituição de 1988.
Ao longo desses anos, o Sindsep-DF foi determinante para que os servidores conquistassem o Regime Jurídico Único (Lei 8.112/90), a estabilidade no emprego, a direito de organização sindical, a abertura de concurso público, liberação do FGTS, incorporação dos 28,86%, ganho de ações dos 3,17% e da Gratificação de Atividade Executiva (GAE), retorno dos anistiados, ampliação da Licença Maternidade, ganho de ações que garantem a equiparação de gratificações de desempenho entre ativos/aposentados/pensionistas, reajuste do auxílio-alimentação; entre tantas outras.entre tantos outras significativas vitórias
Como não poderia ser diferente, o Sindicato prossegue em sua história de luta, tendo como foco para 2014 a reconquista da data-base e regulamentação da negociação coletiva no setor público (Convenção 151 da OIT).
“A CUT Brasília se orgulha de ter entre seus fundadores e filiados o Sindsep, uma entidade valorosa na defesa dos interesses dos servidores federais e participante ativa da organização da classe trabalhadora de Brasília, do Entorno do DF e  de todo o país. O Sindsep e os servidores sempre estão nas lutas, solidarizando-se com outros trabalhadores e categorias, contribuindo para a redemocratização e para a construção de um projeto de desenvolvimento social e político de interesse da classe trabalhadora. Nossos parabéns aos servidores federais que construíram e mantêm uma entidade forte, comprometida e combativa”, afirma Rodrigo Britto, presidente da CUT Brasília.