Projeto “Saúde Sexual em Libras” será lançado na Biblioteca Demonstrativa

A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), situada na 506/507 Sul, em Brasília, será o palco, nesta sexta-feira (29), a partir das 19h, do lançamento oficial do projeto “Saúde Sexual em Libras”. A iniciativa é conduzida pelo Grupo Estruturação e com o apoio do Fundo Positivo, cujo objetivo é o de fornecer informações cruciais sobre saúde sexual para a comunidade surda, abordando prevenção ao HIV e outras doenças Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A ideia é combater a desinformação que cerca o tema das doenças sexualmente transmissíveis para reduzir estigmas negativos e preconceitos, que, muitas vezes, silenciam debates essenciais sobre a sexualidade. Durante o mês de dezembro, serão divulgados 15 vídeos produzidos, especificamente, para a comunidade surda. Todos abordarão temas como as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) — incluindo sífilis, HPV e hepatites B e C — e tratarão de questões relacionadas aos estigmas comuns sobre o HIV, que, frequentemente, resultam em discriminação e impacto negativo na saúde mental daqueles que convivem com o vírus.

A iniciativa também se destaca pela representatividade: todas as etapas da produção contam com a participação ativa de pessoas surdas, especialmente, com membros do núcleo de surdos LGBTQIAPN+ do Grupo Estruturação. Além disso, o coordenador do projeto vive, abertamente, com HIV, reforçando a importância de uma comunicação inclusiva e transparente.

Entre os temas de destaque nos vídeos, destaque para os métodos de prevenção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que ainda são pouco conhecidos, até mesmo entre a população não-surda. A barreira linguística e a falta de atenção direcionada à comunidade surda têm contribuído para a falta de informação e o projeto “Saúde Sexual em Libras” surge, justamente, para preencher essa lacuna, promovendo educação e diálogo inclusivos.

O lançamento é parte da programação cultural da Biblioteca Demonstrativa, do Ministério da Cultura, que busca fortalecer a inclusão e a acessibilidade em diversos aspectos da vida cultural e informativa da sociedade.

Sobre a programação cultural da BDB

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970, e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal.

Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, a BDB Maria da Conceição Moreira Salles busca sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).

 

Texto de Paola Cunha – BDB Cultural com edição do Sinpro-DF