Sessão solene remota comemora 38 anos da CUT-DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), por iniciativa do deputado distrital Chico Vigilante (PT), realiza na próxima terça-feira (31), às 19h, uma sessão solene em homenagem aos 38 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF).

O evento será realizado de forma online, com transmissão ao vivo pelos perfis oficiais do parlamentar (youtube.com/chicovigilanteoficial facebook.com/chicovigilanteoficial/) e pela TV Web CLDF.

 

História da CUT-DF

Nos dias 7 e 8 de julho de 1984, um ano após a fundação da CUT Nacional, a CUT Brasília começava sua trajetória. A Escola Santa Dorotéia, localizada na Quadra 911 Norte, recebeu dezenas de sindicalistas para o 1º Ceclat-DF, evento que fundou a Central no DF.

Para este Congresso foram inscritos 146 delegados, dos quais 121 participaram efetivamente, oito observadores e 52 convidados. Os delegados representavam 15 sindicatos: Jornalistas, Arquitetos, Vigilantes, Domésticas, Nutricionistas, Economistas, Engenheiros, Assistentes Sociais, Gráficos, Médicos, Enfermeiros, Orientadores e Formadores Profissionais, Auxiliares de Administração Escolar, Professores e Servidores.

Os observadores e convidados pertenciam às categorias dos Bancários, Sociólogos, Psicólogos, Motoristas, Aposentados e Construção Civil. Nestes dois dias foram discutidas a Conjuntura Política Nacional, situação do Movimento Sindical Nacional e local, e a Estruturação da CUT-DF.

A fundação da CUT foi fruto de uma ampla mobilização sindical/social que começou no final da década de 70. Um processo de aguerrido enfrentamento popular – com vistas à redemocratização do país –, que levou a ditadura militar a dar os primeiros sinais de enfraquecimento.

 

À época, as principais reivindicações dos(as) trabalhadores(as) eram:

– Pelo fim da política econômica do governo;

– Por liberdade e autonomia sindical;

– Pelo salário-desemprego;

– Pela estabilidade no emprego;

– Pela reforma agrária sob o controle dos trabalhadores;

– Por eleições livres e diretas, já;

– Pelo fim do regime militar.

 

Segundo o documento que assinala a fundação da CUT Brasília, “Para nós, a criação da CUT-DF significa um passo concreto no processo de consolidação da nossa Central Única e deve significar também a união de um maior número de companheiros na luta intransigente pela defesa de nossas reivindicações e no combate ao desatrela mento dos nossos sindicatos. Assim estaremos construindo nossa organização de base, democrática e de luta”.