Sessão solene celebra o Dia de Luta pela Terra

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou nesta segunda-feira (18), no Plenário da Casa, uma sessão solene em comemoração ao Dia de Luta pela Terra. A data, celebrada no dia 17 de abril, relembra o massacre de Eldorado dos Carajás, no sudoeste do Pará, ocorrido em 1996. A atrocidade acabou com 19 trabalhadores sem-terra assassinados e outros 69 feridos. Além da diretora do Sinpro Rosilene Corrêa, também participou do evento o deputado distrital Chico Vigilante (PT), que propôs a sessão.

Atos em todo o país lembraram os 26 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, quando trabalhadores foram brutalmente assassinados por reivindicarem reforma agrária. A data é um marco na agenda de lutas populares do país. O luto pelas 21 pessoas assassinadas reforça a convicção de que a reforma agrária popular não só é algo possível, como indispensável para garantir um futuro digno às populações do campo e da cidade. “Queremos debater o simbolismo desse dia, falar sobre a importância da nossa união na luta pela democratização da terra e no combate às violações de direitos denunciadas nos últimos anos, para que tragédias como a de Eldorado dos Carajás não mais se repitam”, destaca o deputado Chico Vigilante.

Mesmo expostos a uma série de violências históricas e imposições estatais que protegem o agronegócio, os sem-terra nunca recuaram. Pelo contrário, evoluíram no sentido de introduzir a agroecologia como pilar fundamental da reforma agrária, bandeira histórica do MST. Para isso é preciso que o povo tenha terra para plantar. “A reforma agrária é algo necessário para o crescimento do Brasil. Não adianta ficarmos debatendo este tema e não sairmos disto. Precisamos lutar para que a reforma seja uma realidade. O Brasil e os trabalhadores só têm a ganhar”, ressalta Rosilene Corrêa.